terça-feira, 11 de agosto de 2015

Um novo discurso para Rosa Quidute ser candidata a prefeita e os tapas e beijos dos ex-prefeitos em Garanhuns



A vice-prefeita Rosa Quidute, que está deixando o PT, depois de ter se posicionado contra os candidatos do partido em 2014, junto com seu marido, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, passa a ser uma das opções para a prefeitura de Garanhuns na disputa do próximo ano. 

Para ser candidata, deve estar em uma nova legenda até 2 de outubro.

Uma das opções é o PSB do governador Paulo Câmara. Não há posicionamento ainda do partido em Garanhuns, que está com nova comissão provisória, se aceitaria a filiação, que já chegaria com projeto pronto de disputar a eleição, se o consenso é buscar alternativas socialistas que unam as várias correntes da Frente Popular no município.

Rosa pode ir para outro partido, mas o PSB é quem oferece as melhores condições, e Bartolomeu sabe disso.

Contudo, espera-se, que Rosa Quidute, conhecida por sua simpatia, mude o discurso, mostrando as falhas do Governo Municipal, que ela conhece por dentro.

É claro que Bartolomeu tem grande influência na atuação de Rosa, e acredito que ele esperava que fosse dado maior espaço na administração à vice-prefeita, o que acabou não acontecendo. Izaías é centralizador, e o governo é baseado em sua figura, e não naquela promessa das melhores cabeças, do todos pelo município, por amor à cidade.

A forma como Izaías tratou uma possível candidatura de Rosa a deputada estadual, dizendo que ela não tinha dois mil votos e fazendo críticas públicas ao posicionamento do PT à época, acabaram por causar um rompimento branco.

Caso Rosa pense mesmo em disputar a prefeitura, este rompimento precisa ser perceptível, ficar claro para a população, que deve saber o porquê e o que ela quer de diferente da administração de Izaías, com discurso factível de oposição. Já que está lá até agora e nunca se posicionou contrária.

Curiosamente, Izaías apoiou Zaqueu para deputado, quando tinha Rosa ao seu lado. O vereador esteve na campanha de Silvino, e quando este desistiu para apoiar Izaías, Zaqueu foi dos poucos que preferiu seguir com Zé da Luz, pela amizade. Só passou a fazer parte do grupo depois da eleição, e pouco mais de um ano depois era o candidato a deputado estadual do prefeito.

Será que se Rosa fosse a candidata e tivesse os 20 mil votos que teve Zaqueu, poderia ser um problema maior para Izaías? Ou será que Izaías estava certo e ela só teria dois mil votos mesmo?

Uma coisa é certa, Rosa não é mais a candidata a vice de Izaías, e se fosse para ser candidata a vereadora, o melhor lugar seria o próprio PT. E se não tivesse se posicionado contra Izaías, poderia até renovar o mandato de vice.

Portanto, os caminhos se distanciam para se cruzarem mais à frente.

Na foto abaixo mostra três casais e três prefeitos. Curiosamente, colocando aí Silvino Duarte, teremos uma verdadeira novela mexicana com idas e vindas, tapas e beijos, ao longo dos últimos vinte anos!

Izaías apoiou Luís Carlos durante todo o mandato do ex-prefeito e recusou seu apoio devido à rejeição na sucessão. Bartolomeu apoiou Silvino e depois brigaram. Aliás, o mesmo aconteceu entre Silvino e Luís Carlos, mas depois, na reta final, fizeram as pazes. Bartó e Izaías, em um momento estão próximos, depois se distanciam.

Izaías disputou contra Silvino, que disputou contra Bartolomeu, que disputou contra Luís Carlos. Em 2014, os Quidute compuseram a chapa com Izaías, e depois viram a chegada de Silvino, adversário político-mor. Agora, Izaías tem no antigo desafeto Silvino o mais próximo destes ex-prefeitos.

Em 2016, um novo capítulo desta novela. Mudam os atores?




RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.