terça-feira, 11 de agosto de 2015

Prazo de filiação para quem quiser concorrer nas eleições de 2016 está acabando





A legislação eleitoral diz que os candidatos precisam estar filiados um ano antes para concorrer em uma eleição. No caso de 2016, quando teremos eleições para prefeito e vereadores, este prazo termina em 2 de outubro.

A movimentação de bastidores está grande, mas creio que poderia estar maior. Vários motivos explicam esta falta de motivação popular.

Os custos das eleições, que ficaram altíssimos. Tem candidato disposto a gastar R$ 300 mil reais, com isto encarece a eleição e impede a participação popular. Qualquer candidato a prefeito de cidade pequena da região terá que investir mais de R$ 1 milhão. E olha lá. Quem já está sentado na cadeira, em tese, tem muito mais pra gastar pra continuar prefeito ou prefeita.

Outra coisa. A bandalheira política nacional acaba afastando as pessoas de bem. A política é vista como algo sujo, e quando alguém honesto e trabalhador pensa em disputar uma eleição é desencorajado por amigos e familiares. 

A falta de democratização dos partidos e acessos à política também, que privilegia quem já tem um cargo ou vive da política. Para um neófito disputar um cargo com outro concorrente que já está sentado na cadeira é complicado, desnivelado.

Assim, cada vez mais a sociedade deixa de apresentar boas opções, em todos os níveis.

Vamos ver se com a dificuldade em arrecadar doações em 2016, se as campanhas barateiam. Acho difícil, pois sempre tem o jeitinho brasileiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.