domingo, 8 de abril de 2012

Pesqueira também comemora data equivocada

Garanhuns é uma das mais antigas cidades do interior de Pernambuco, porém, para aproveitar o seu centenário de elevação à categoria de cidade, passou a completar a data mais recente, isto em 1979. A partir dali, o que havia antes foi deixado para trás, literalmente.

Contudo, todos os municípios comemoram a emancipação, a data realmente mais relevante, a exemplo de Recife e Olinda, que estão chegando quase aos 500 anos. Garanhuns, equivocadamente, em vez de comemorar 201 anos, está com "apenas" 133 primaveras. Assim, municípios muito mais jovens e sem a história que temos, estão com mais idade. Um erro que precisa ser retificado.

Garanhuns já existia e era independente desde a era de Vila, e sua história com os bandeirantes, os negros, os cafezais, sua enorme área geográfica, não cabem dentro desses atuais 133 anos de idade.

Em Pesqueira, outra cidade histórica do interior do estado, está acontecendo algo parecido, assim nos conta o pesquisador Oliveira Nascimento, que nos enviou este comentário transcrito abaixo:
.

Olá Ronaldo,

Excelente matéria! Sou uma espécie de historiador amador aqui em Pesqueira e nós passamos pelo mesmo problema. Pesqueira foi elevada à categoria de cidade em 20/04/1880 e é essa data que se comemora aqui como aniversário. Ou seja, daqui a alguns dias vamos comemorar apenas 132 anos enquanto outros municípios, na verdade mais novos, comemoram uma idade maior!

Aqui também estamos tentando reativar nosso antigo Instituto Histórico.

Muita sorte pra vocês de Garanhuns!

Abraços de Pesqueira.

Oliveira do Nascimento.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.