terça-feira, 17 de setembro de 2013

HISTORIADOR ENCONTRA CASA QUE DOMINGUINHOS NASCEU EM GARANHUNS

Casa que Dominguinhos morou no bairro da Boa Vista

Av. José Leitão, 191 – Bairro da Boa vista, este é o endereço da residência onde morou o artista garanhuense Dominguinhos, e que foi localizada através do trabalho de pesquisa realizada pelo professor Antônio Vilela, um dos co-fundadores do Instituto Garanhuns. 

Valorizar o local onde viveu Dominguinhos é uma das metas do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns – IHGG, que fará contato com o atual proprietário a fim de colocar uma placa alusiva ao fato histórico.
.
AGORA COMIGO: Parabenizamos Antônio Vilela por esta grande descoberta que ajuda a reconstruir a história do mestre.

Sabia-se que Dominguinhos havia morado na Boa Vista, antes de se mudar para outra casa nas imediações de onde hoje está o Hospital Monte Sinai. 

Geralmente as pessoas que vinham da região de Bom Conselho, Brejão, Lagoa do Ouro e Correntes, principalmente, tinham a tendência de morar na Boa Vista, tanto é que a rua apontava para aquela região.

Os pais de Dominguinhos, vindos provavelmente de uma vila em Bom Conselho, embora já tenha ouvido falar que moravam na zona rural que poderia ser Lagoa do Ouro ou até Palmeira dos Índios, eram humildes. Chicão tocava e as crianças foram desenvolvendo o gosto pela música. Quem tocava sanfona era o irmão de Neném, o mais novo que nasceu em Garanhuns (futuramente rebatizado por Gonzagão com o nome de Dominguinhos), nas feiras e depois na frente do Hotel Tavares Correia. Seus irmãos mais velhos teriam chegado a Garanhuns com os pais.

A mudança para o Arraial teria sido para ficar mais perto do hotel, até que um dia tocaram para o Rei do Baião, que gostou do menino e fez o convite para irem ao Rio de Janeiro. A viagem seria somente dois anos depois, para mudar a história da música brasileira e a daquela família (e de Garanhuns!).

Ainda criança, tocava triângulo com os irmãos no grupo Os Três Pinguins, formado por Moraes (sanfona) e Valdomiro (zabumba). Nessa época, seu apelido não era Dominguinhos (dado por Luiz Gonzaga) , era Neném. De infância pobre, tinha ao todo 15 irmãos.

Duas grandes figuras da nossa cultura, Gonzaga e Antônio Vilela

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.