Casa que Dominguinhos morou no bairro da Boa Vista |
Av. José Leitão, 191 – Bairro da Boa vista, este é o endereço da residência onde morou o artista garanhuense Dominguinhos, e que foi localizada através do trabalho de pesquisa realizada pelo professor Antônio Vilela, um dos co-fundadores do Instituto Garanhuns.
Valorizar o local onde viveu Dominguinhos é uma das metas do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns – IHGG, que fará contato com o atual proprietário a fim de colocar uma placa alusiva ao fato histórico.
.
AGORA COMIGO: Parabenizamos Antônio Vilela por esta grande descoberta que ajuda a reconstruir a história do mestre.
Sabia-se que Dominguinhos havia morado na Boa Vista, antes de se mudar para outra casa nas imediações de onde hoje está o Hospital Monte Sinai.
Sabia-se que Dominguinhos havia morado na Boa Vista, antes de se mudar para outra casa nas imediações de onde hoje está o Hospital Monte Sinai.
Geralmente as pessoas que vinham da região de Bom Conselho, Brejão, Lagoa do Ouro e Correntes, principalmente, tinham a tendência de morar na Boa Vista, tanto é que a rua apontava para aquela região.
Os pais de Dominguinhos, vindos provavelmente de uma vila em Bom Conselho, embora já tenha ouvido falar que moravam na zona rural que poderia ser Lagoa do Ouro ou até Palmeira dos Índios, eram humildes. Chicão tocava e as crianças foram desenvolvendo o gosto pela música. Quem tocava sanfona era o irmão de Neném, o mais novo que nasceu em Garanhuns (futuramente rebatizado por Gonzagão com o nome de Dominguinhos), nas feiras e depois na frente do Hotel Tavares Correia. Seus irmãos mais velhos teriam chegado a Garanhuns com os pais.
A mudança para o Arraial teria sido para ficar mais perto do hotel, até que um dia tocaram para o Rei do Baião, que gostou do menino e fez o convite para irem ao Rio de Janeiro. A viagem seria somente dois anos depois, para mudar a história da música brasileira e a daquela família (e de Garanhuns!).
Duas grandes figuras da nossa cultura, Gonzaga e Antônio Vilela |