quinta-feira, 3 de abril de 2014

Governo do Estado garante infraestrutura para agricultores




"Para estruturar a agricultura familiar em Pernambuco, nós precisamos manter as conquistas do mundo rural e planejar novas ações". Foi o que disse o governador Eduardo Campos, nesta quarta-feira (02/04), durante a assinatura de convênios que vão beneficiar agricultores. O anúncio aconteceu no Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDRs), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 

O Governo do Estado disponibilizou R$ 440 mil, para que sejam investidos na estruturação do abastecimento de água dos municípios de Barreiros, Palmares e Gameleira, todos na Mata Sul.

Para o governador, a atuação dos conselhos foi fundamental para o resultado positivo das ações. "Nós estruturamos os grupos, mas após esse processo os conselhos conquistaram autonomia. Agora, é preciso que essas organizações cresçam ainda mais e obtenham novas conquistas", afirmou Eduardo. 

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, ressaltou que "o sucesso das ações e programas voltados para o campo foi devido ao projeto Todos por Pernambuco", seminários que passaram por todo o território pernambucano, com o objetivo de ouvir as demandas da população de cada região do Estado. "É importante salientar que os conselhos estão presentes nos 184 municípios pernambucanos", completou Aldo.

NOMEAÇÃO - Ainda durante a solenidade, Eduardo nomeou 20 médicos veterinários aprovados no concurso da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Deste total, a metade vai trabalhar na inspeção de animais, permitindo a inserção do Estado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Com isso, as empresas registradas na Adagro vão poder comercializar produtos dentro e fora do País.


O agricultor Maciel Ferreira Lima, que na ocasião representou o Conselho de Bodocó, município do Sertão do Araripe, elogiou a disposição do Governo do Estado com o diálogo e classificou como "fundamentais" os encontros com as equipes. "Eles souberam conversar e encontrar soluções adequadas para a nossa realidade. Não adiantava nos enviar uma baleia, se o que precisávamos era de uma piaba (peixe)", brincou o conselheiro.

"Em cinco anos, nós passamos por duas enchentes na Zona da Mata e a maior seca dos últimos 80 anos, mas nunca desistimos. Nós trabalhamos para minimizar os estragos e encontrar soluções rápidas", disse Aldo Santos. A agricultora Francisca Luzete, que é do Conselho de Parnamirim, no Sertão Central, lembrou também que a união dos grupos trouxe benefícios. "A infraestrutura deixada nas propriedades rurais facilitou a vida e o trabalho de quem vive da agricultura familiar", comentou a agricultora, referindo-se aos sistemas de abastecimento de água.

Sobre os conselhos, Eduardo ressaltou que é possível pertencer a grupos diferentes, mas a agenda de interesses deve ser a mesma para todos que desejam o bem do povo. "O Brasil tem um ótimo histórico quando o assunto é acumular conquistas e procuramos fazer um Governo diferente e democrático, que preserva o que é bom e procura o que ainda pode ser melhorado", finalizou o governador.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.