Duas notícias deixaram perplexos os mundos da cultura e dos esportes de Garanhuns. A primeira foi o cancelamento do Festival de Literatura - FLIG. Outro foi o anúncio que o jovem piloto garanhuense Cayan Chianca estaria fechando patrocínio com a prefeitura de...Caruaru! É isto mesmo!
No primeiro caso, o seu idealizador e realizador João Marques culpou a prefeitura e o deputado Izaías Régis pela falta de apoio para seu evento deste ano, e afirmou que havia cem mil reais destinados a sua realização. O jornalista Roberto Almeida aponta alguns erros ao longo dos últimos FLIG´s, afirmando ter se tornado um encontro de escritores de Recife que vinham passar o final de semana na cidade, mas a verdade é que não se poderia deixar de fazer o evento deste ano, deveríamos sim, procurar um meio de torná-lo viável, incrementar seu apelo turístico e socializar sua realização, não personificando o evento.
Quanto a Cayan Chianca, o jovem campeão do kart, que tem levado o nome de Garanhuns a grandes jornais do país pelas suas conquistas e que demonstra ter futuro no esporte que abraçou, não entendemos os motivos que o levaria a deixar de representar sua cidade natal. E por não conhecê-los, não emitirei ainda opinião, somente a frustração de ver um legítimo vencedor levantar outra bandeira. Estarei entrando em contato com Jânio e Jaimilson, pai e tio do garoto, e aqui exporei os motivos da controvérsia.