sábado, 5 de setembro de 2009

Deu no Blog do Magno Martins

Boa notícia: Caruaru ganha curso de Medicina da UFPE
.
Caruaru terá, finalmente, a partir do segundo semestre do ano que vem, o primeiro curso de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Protocolo nesse sentido foi assinado, há pouco, pelo governador Eduardo Campos (PSB) e o reitor Amaro Lins, em cerimônia que contou com a presença do secretário de Saúde, João Lyra Neto; do prefeito de Caruaru, José Queiroz(PDT), e seu vice Jorge Gomes, além do deputado federal Wolney Queiroz(PDT).
O primeiro vestibular será realizado em junho de 2010. O número de vagas vai depender do projeto que será discutido e elaborado pela UFPE, Estado e Prefeitura de Caruaru. A Prefeitura doará o terreno para extensão do campus da UFPE e o Estado entrará com a infraestrutura. Inicialmente, o hospital regional será adaptado para servir de hospita-residência para os universitários. Em dois anos e meio, segundo João Lyra, o Estado bancará uma unidade apenas para servir de residência para os universitários.
.
Agora comigo - Complemento dizendo que o ministro da educação Fernando Haddad já deu total apoio. Bem, a notícia reverberou em vários meios de comunicação, e vejam, é a UFPE. Não é Faculdade Privada, daquelas que visam lucro e que estariam emperrando juridicamente o funcionamento da FAMEG. Mas, por outro lado, vejam o fator político. Quem ganha com esse funcionamento da faculdade de medicina lá? Enquanto aqui os políticos saíram chamuscados com o imbróglio criado com a suspenção das aulas, segundo enquete do nosso blog, em Caruaru, os políticos estampam as páginas dos jornais. Mas o que impedirá de termos a FAMEG e a UFPE no Agreste? Elas podem se tornar grandes instituições de formação de profissionais da medicina. Campo para expansão no interior do estado tem bastante! Mas...Vamos continuar sem uma grande mobilização? As pessoas que me encontram na rua cobram como se este espaço tivesse esse poder. Cada um tem uma ideia. Já escrevi que acho que essas visitas a Brasília não podem ser mais somente políticas, têm que ter o apoio social, a sociedade organizada tem que clamar, temos que ir pras ruas, o coro unido, o grito da povão. Meu amigo Betinho pede uma grande mobilização dos jovens na praça, com música, atrevimento, ousadia como era nossa juventude, pintar de novo a cara, cantar e cobrar! Audalio, sinto, está angustiado, cada dia tem uma nova notícia pra mim. A cada post sobre a Fameg o nosso e-mail recebe várias mensagens. Sandro, lá em Recife tá quase explodindo de vontade de vir gritar. Alcindo sempre nos explica. Marcelo da ClinMed quer informações. É que todos entendem a importância de sustentar essa conquista! Izaías marcou uma audiência com o ministro, tem que levar Garanhuns na sua voz e tem que trazer o ministro aqui!. Mas, mais uma vez, quero também pedir aos que fazem a FAMEG, que entendam esse chamamento, e abram as portas, não para a sociedade e órgãos de Garanhuns, mas para o povão, participem do nosso cotidiano, sintam-se povo como a gente, agora e para sempre, amém!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.