segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novas tecnologias e os blogs


O marqueteiro que fez a campanha de Obama nos Estados Unidos foi disputado a peso de ouro no Brasil, por Serra e Dilma. Fechou com a candidata governista. Mas não falo de um marqueteiro tradicional que se precupa apenas com a imagem do candidato, seu discurso e os guias eleitorais. Essa nova forma de fazer campnha busca descobrir novas mídias e extrair delas seu potencial. Ben Self estará no Brasil para trabalhar a campanha presidencial também de olho na internet, e acreditem, vai dar o que falar. Lembrem que a internet ficou livre da censura eleitoral, ou seja, campo aberto para a criativade. Quem continua achando que blog é somente uma página na rede mundial de computadores pode ser surpreendido e daí... Os grandes jornalistas do país já utilizam blog e twitter, e os acessos hoje extrapolam muitos sites de grandes meios de comunicação. A tecnologia da informação não para, já são palms, netbooks, mensagens pelo twitter que estão trazendo o futuro cada vez mais rápido. O Google já está sinalizando com uma nova ferramenta, o Wave (onda, em português), onde poderemos ter e-mail, orkut, msn, twitter, albuns, tudo ao mesmo tempo. E então? Nos blogs atuais existem de tudo, e todo e qualquer grande portal já tem grandes jornalistas assinando os blogs jornalísticos. Globo, Terra, Uol, Ig, G1, R7, entre tantos outros. Aqui em Pernambuco temos vários blogs na capital que mudaram a forma de informar com responsabilidade e crítica. Nomes como Magno Martins, Inaldo Sampaio, Jamildo Melo, entre outros são exemplos disso. Quem disse que blog não pode ter opinião? Quem já viu isso? Vivemos uma democracia e o Supremo Tribunal Federal cassou a exigência do diploma de jornalista justamente para que as pessoas sejam livres ao espressar suas opiniões. Agora cabe ao leitor buscar as informações que julgar creditícias para formar o seu senso crítico. Mas isso não é apenas com o blog, é com qualquer meio de comunicação. Todos tem o direito de escolher o que quer ver ou ler. Caso não goste do programa de rádio, muda de sintonia ou desliga. TV também é assim. Ninguém lê (ou poucas pessoas leem), os três jornais de Pernambuco, então você escolhe o que acredita lhe informar melhor. Mas sempre haverá opinião, sempre haverá o seu editor que dá a cara do informe jornalístico. No blog também é assim, na maioria das vezes se confunde o blog com o seu responsável, mas não necessariamente. Somente o Jornal do Commercio tem em seu portal mais de trinta blogs, que falam de tudo, e ganham cada vez mais espaço na mídia. Esta é a realidade, inexorável! Para saber a quantas anda a inclusão digital dos nossos e-leitores é que estamos com esta nova enquete. Você lembra que na última campanha Eduardo Campos ligou pra vários eleitores do estado, e isto causou muita repercussão? Pois é, o que a tecnologia e a internet pode interagir daqui pra frente, quem sabe o Ben Self nos responda.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.