segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

UPE de graça para os estudantes


Está no JC On Line.
.
A Universidade de Pernambuco (UPE) será gratuita a partir do próximo ano. Nesta segunda-feira (14), mesmo dia em que seria realizada uma assembleia com estudantes da instituição que integram a campanha Todos unidos pela gratuidade, o decreto que derruba a cobrança das taxas será assinado, beneficiando cerca de 7.500 alunos. A conquista, considerada histórica, é o primeiro passo para a universidade conseguir autonomia de funcionamento, segundo o vice-reitor Reginaldo Inojosa.A universidade é uma das poucas instituições públicas do Brasil com cobrança de mensalidades. Atualmente, dos cerca de 15 mil alunos da UPE, mais da metade (55%) paga taxas que variam de R$ 27, para cursos de licenciatura, a R$ 110, para o curso de odontologia.“Não podemos dizer que esses valores são simbólicos porque, para cada aluno, a quantia tem um peso diferente”, disse Inojosa. “Essa é uma luta que existe há 18 anos, desde que a UPE foi criada. É um débito que tínhamos com a sociedade, porque a cobrança é inconstitucional”, afirmou o vice-reitor.
.
Agora comigo: Quando estivemos à frente do Diretório Acadêmico da FFPG no início dos anos 90, a gratuidade da universidade de Pernambuco já era bandeira de luta do movimento estudantil. "Se é pública, tem que ser gratuita" - Era o grito de guerra em seminários, convenções e afins. Hoje, vinte anos depois e um mundo de gente que passou depois, vemos com satisfação o estado assumir na integralidade de recursos a sua universidade. Mais um passo adiante na formação dos nossos jovens, e este gesto investe diretamente no mundo acadêmico garanhuense.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.