segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bartolomeu e a eleição em Garanhuns


Estou acompanhando a ótima enquete que Roberto Almeida colocou em seu blog, onde pergunta qual o melhor prefeito de Garanhuns dos anos 60 pra cá. Dá pra fazer várias interpretações sob qualquer olhar. Luiz Carlos é apenas o quarto mais votado. Ivo Amaral é o terceiro. E Silvino está nesse exato momento com dez votos atrás de Bartolomeu, que lidera. Sinceramente, não me surpreende. Discutir quem foi melhor é relativo, cada um vai achar um melhor que outro por seus próprios motivos, e isto não podemos discutir. O que importaria seria o coletivo, mas também não é esse olhar que busco nesse post. Não vi o passado nesta enquete, tentei entender o presente olhando pro futuro, e aí vejo a rejeição a Luiz Carlos, a candidatura natural de Silvino e Bartolomeu de volta ao processo político garanhuense. Por que não? Estar na frente pode ter acontecido espontaneamente ou pelo poder de mobilização, e aí ambos os motivos têm seus méritos. E num momento em que o prefeito Luiz Carlos ainda não escolheu quem terá seu apoio para concorrer à prefeitura, Bartolomeu entra no jogo. A enquete também mostra a influência que Ivo Amaral ainda tem no cotidiano político municipal. Izaías Régis, aliado do prefeito, é candidato a deputado estadual, e ainda não se manifestou pré-candidato a prefeito, nem poderia, e mesmo que isso venha a acontecer, ainda pode haver um rompimento entre ele e o prefeito, coisa que nossos e-leitores acreditam, conforme apontou uma enquete aqui no blog. Então quais seriam as opções de Luiz Carlos sem Izaías? Silvino? Parece que não mais! Conversando com amigos, apontamos na Câmara três nomes: Marcelo Marçal, Dimas Carvalho e Sílvio Sabino. Pode ser um nome de fora do governo também. Um empresário, como certa vez foi citado Mário B. Filho. No secretariado de Luiz Carlos poucos nomes despontam, mas teriam que ser trabalhados para a missão como Carlos Eugênio ou até mesmo o recente Capitão Hudson. É aí que pode dar Bartolomeu, um nome experiente e de densidade eleitoral. Com Silvino candidato a história política voltaria a se repetir em Garanhuns. Mas vamos mais adiante, que o bom da política é essa discussão. E se... Izaías rompe com o prefeito e sai candidato, então teríamos Bartolomeu, Silvino e Izaías. Tem mais? tem, então lasca. E se... Zé da Luz se candidata, é mais um no jogo. O ex-prefeito de Caetés tem se mostrado adversário de Luiz Carlos e de Izaías. E seu palanque estadual é diferente do de Silvino. Outros bons nomes ainda estão sendo discutidos e já mostraram potencial para uma disputa ao Palácio Celso Galvão, como Sivaldo Albino, Adolfo Lopes, Givaldo Calado e o vice-prefeito Almir Penaforte. Vale lembrar que este último foi o vice de Bartolomeu. Na lista de possibilidades ainda poderiam entrar Alexandre Marinho, Ivan Junior, Ornilo Lundgren, etc.
Lembrem, desde a campanha vitoriosa de Bartolomeu, de lá pra cá, quem tem a prefeitura faz o sucessor. Assim, é bom aqueles que pensam em ter o apoio chapa-branca se mobilizar mesmo. A verdade é que a lista de pré-candidatos nesse momento é muito grande. Pode até ser que a população queira alguém novo, mas nossos eleitores têm se mostrado conservadores. Seria mais interessante se tivéssemos um projeto empreendedor pra depois discutir nomes, mas na prática não é isso que acontece, em Garanhuns os projetos são pessoais. Portanto, ninguém pode ser desconsiderado, porque tudo depende das suas próprias viabilizações e da escolha final de Luiz Carlos, no campo da situação. Mas é bom que o prefeito faça sua parte administrativa também, pra não chegar na época da eleição com índices de rejeição muito altos pra pedir voto pra alguém. Basta ver pela sua colocação na enquete do blog do Roberto.
Portanto, Bartó tá aí!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.