quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ciro - Sim ou não?


A candidatura de Ciro Gomes parece aquele antiguíssimo programa humorístico acho que da TV Tupi e que depois foi pra Globo (novinho eu?), o "Balança, Mas não cai". A indecisão de Ciro é um jogo de vários interesses. E totalmente dependente. Depende de Lula, Aécio e Serra (e Eduardo). Lula é quem vai decidir onde Ciro é candidato, por mais que o PSBista demonstre ter autonomia. Lula manda na sucessão federal e no PT paulista, e se Ciro quiser tem o apoio deles para esta candidatura. Mas continuar em campanha aumenta também seu poder de barganha. Ciro sabe que sua candidatura praticamente força um segundo turno. Mas depende de Aécio Neves também, que teria seu apoio, segundo ele mesmo, mas somente numa cada vez mais improvável desistência de Zé Serra e o neto de Tancredo assumindo a candidatura oposicionista, poderia ser Ciro o vice. Aliás, indaga-se: porque ele seria o vice de Aécio mas não é de Dilma? por conta do PMDB, o maior partido do Brasil tem a vaga consumada no palanque governista. E depende de Serra por esses fatores também, Serra candidato a presidente é uma coisa, mas se for à reeleição paulista a coisa muda totalmente de figura. Mas muita gente não trabalha mais com esta hipótese. Para a carreira política de José Serra só falta a presidência da república, ser governador deve estar perdendo seu interesse e portanto ele vai para seu último tiro, sua última chance. A democracia ensina que perder com propostas não é vergonhoso. Quantos líderes no Brasil perderam campanhas políticas e hoje são lembrados como grandes personalidades. Até Ulysses Guimararães! Vejamos Lula quantas vezes saiu derrotado para mostrar ao final sua competência em administrar o país. E percebam que não precisamos falar de Dilma Roussef para apontar o desenvolvimento da campanha presidencial, pois ela vai à reboque do chefe, que é de fato, ao final, quem dita as regras. Se Dilma ganhar, foi Lula que ganhou. Se ela perder, foi ela mesmo!
Diante de todo este fato perguntamos:
.
Você acha que Ciro Gomes deve ser candidato a presidente? (51 pessoas responderam)
Sim 28 (54%)
Não 24 (47%)
.
Uma suave diferença a favor da sua candidatura a presidente mostra que as pessoas gostariam de ver mais opções no tabuleiro da sucessão, e claro Ciro Gomes, seria uma delas.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.