Vamos a uma primeira previsão de quantos votos cada um dos précandidatos a deputado estadual que têm votos em Garanhuns, e se colocam como representantes de nossa cidade, precisa para se eleger. É bom lembrar que é apenas uma previsão pessoal e aceitamos outras opiniões. Este quadro pretende mostrar que estamos com candidatos demais, e que mesmo num processo democrático em que todo mundo pode colocar seu nome ao julgamento popular, devemos buscar o benefício da maioria da população e fazer ponderações que visem criar as condições favoráveis à nossa representação parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado.
.
Quantos votos cada um dos précandidatos precisa para se eleger, caso assuma sua candidatura oficial a partir da convenção em junho? (margem de 5 mil votos)
Aurora Cristina (PSDB)- 30 a 35 mil votos
Tanto faz Aurora ou Silvino, a quantidade é a mesma!
Dr. Dimas (PDT)- 30 a 35 mil votos
O PDT do vice João Lyra coliga com os partidos da base de sustentação ao governador. Portanto, mesma coligação de Izaías Régis.
Genaldo Barros (PSOL)- 20 a 25 mil votos
Aqui é mais difícil fazer uma previsão, pois se tiver um grande puxador de votos, o segundo colocado pode entrar com pouquíssimos votos. Ou pode não eleger ninguém!
Izaías Régis (PTB)- 30 a 35 mil votos
Os partidos da base aliada a Eduardo Campos vão para uma campanha muito difícil. Esta margem pode até subir.
Silvino Duarte (PSDB)- 30 a 35 mil votos
Na oposição a coisa é parecida. Fazem menos deputados que a situação e aí a disputa se torna ainda mais complicada. Creio que a quantidade de votos necessária fica parecida.
Sivaldo Albino (PPS)- 20 a 25 mil votos
Se o PPS cumprir a promessa de não coligar, deve fazer poucos deputados, no máximo três. Mas não precisará que seja um estouro de votação.
Valdir Marino (PTC)- 20 a 25 mil votos
Situação parecida com o PPS.
Situação parecida com o PPS.
Zaqueu (PDT)- 30 a 35 mil votos
Situação idêntica a de Dr. Dimas.
Zé da Luz (PHS)- 25 a 30 mil votos
Precisa de menos votos estando no PHS que no PSB, onde estava. Mas não tão menos como se pensava.
A próxima previsão será quantos votos cada candidato deve ter em Garanhuns.
obs.
a) Caso haja algum candidato que não esteja nesta relação, informamos que não se trata de não aceitarmos esta candidatura, apenas ainda não tomamos conhecimento ou por um lapso de memória, deixamos de citar. Pedimos portanto que entre em contato.
b) Tomamos por requisito précandidatos que estejam residindo em Garanhuns ou que já tenham sido candidatos em nossa cidade. Assim, nomes como Marcantonio Dourado ou Priscila Krause, entre outros, muitos outros, que serão votados em Garanhuns ficaram de fora. Mas como são governo e oposição, PDT e DEM, respectivamente, entram na contabilidade dos 30 a 35 mil votos.
c)Precisamos pensar num critério que defina quais candidatos têm compromisso com nossa cidade e representam de fato Garanhuns. Não se seria a lógica do domicílio eleitoral. Mas até por este critério, estaríamos com os mesmos nomes.