sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curso de elaboração de projetos culturais para captação de recursos


O Sebrae Garanhuns e a Prefeitura, realizam no período de 3 a 7 de maio, o Curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos. O evento acontece na sede do Sebrae, das 18 às 22h. O público alvo são gestores públicos do setor de cultura e empreendedores culturais.

O objetivo é capacitar as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento local a elaborar projetos para acesso aos recursos dos fundos públicos e privados existentes no Brasil. “A ação visa a solução de problemas locais que possam ser superados com o desenvolvimento de projetos e com os respectivos aportes financeiros”, registra o diretor de Cultura do Município, Ronaldo Cesar.

O conteúdo programático contempla: Concepção de Projetos, Estrutura de Projetos, Elaboração de Projetos, Conhecendo os Financiadores, e Avaliação de Projetos. “Garanhuns como cidade pólo precisa realizar eventos para capacitar os gestores da região”, explica a analista de Turismo e Artesanato do Sebrae, Gerlane Melo. Os interessados em participar do evento devem se inscrever na sede do Sebrae. O valor da inscrição é R$ 20.
(Com informações da secretaria de comunicação da prefeitura de Garanhuns)
.
Agora comigo: O curso em tela visa formar nossos artistas e produtores culturais para o empreendimento de projetos e profissionalização de seus trabalhos. Este curso da parceria com o SEBRAE e o curso do MinC mostram que há uma necessidade e uma demanda para que nossos artistas possam estar mais próximos dos fomentadores e investidores culturais.

As cidades da região e seus Pórticos

foto: Tito Garcez 

A construção de um pórtico em Lajedo tem sido motivo de muita interrogação para quem passa pela BR 423, afinal o que é aquilo? Alguns acham que é uma passarela, outros que é um monumento e outros nem nem.
Curiosos, procuramos na internet e descobrimos que se trata de um pórtico, financiado através de convênio com o Governo Federal e o Ministério do Turismo. Custará R$ 180 mil. De fato nos últimos anos Lajedo tem sentido os efeitos de um crescimento interessante e precisa se tornar uma cidade atrativa junto a este desenvolvimento. A previsão para o fim da obra é dezembro, segundo o Portal da Transparência. Um pórtico investe também na auto-estima do cidadão munícipe.
Muitas cidades têm investido nos pórticos para atrair também os olhares de quem passa e para ser a "porta" da cidade, quando as pessoas sentem que já chegaram ao seu destino. Além de se tornarem referênciais para fotografias, internet, etc. Portanto, se tornam apelo turístico, dá aquela cara de "estive aqui!".
O pórtico de Garanhuns é muito bonito e explora o requinte e modernidade, ao contrário da visão de Suíça que se deseja dar à cidade. Aliás, Garanhuns é uma cidade que tem perdido a arquitetura antiga em troca de prédios modernos, enquanto Gravatá investe no rudimentar, no estilo chalés, inclusive em seus prédios comerciais.
Na região várias cidades têm seus pórticos, dentre eles acho sempre muito bonito o de Bom Conselho, que simples, tem jeito caseiro, parece uma coisa meio Gramado-RS, e dá boas-vindas com a simpatia que tem o município e seus cidadãos.
.
Nota do jornalista Roberto Almeida. "Capoeiras, administrada pelo prefeito Dudu, pela primeira vez em sua história terá um pórtico. Será construído antes da Feira Parque da cidade, num projeto arrojado que inclui uma praça ao lado, próximo a uma área chamada "Loteamento Frei Damião".


 .

CDL promove semana das mães oferecendo serviço

A CDL Garanhuns marcará a passagem da semana das mães oferecendo uma programação de cursos e atendimentos para esas mulheres maravilhosas. A iniciativa visa aproximar a entidade do consumidor, indo além de campanhas de premiações, oferecendo oportunidades pessoais de conhecimento e embelezamento através dos cursos ofeecidos. O SENAC é parceiro na realização e um stand será montado no Espaço Colunata. Alguns cursos serão ministrados na própria CDL no Centro da Cidade.

Confiram a programação:

Semana das mães CDL/SENAC
Período: 03 a 07/05/2010

03/05 – segunda-feira
Programação: Oficinas – 02 turmas manhã e tarde
Oficina: Qualidade de Vida
Horário: 09h às 12h / 14h ás 17h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Psicóloga Drª Maria Berenice Lemos Carneiro de Albuquerque
Período: 03 a 07/05/2010

04/05 – terça-feira
Programação: Oficinas – 02 turmas manhã e tarde
Oficina: Automaquilagem
Horário: 09h às 12h / 14h ás 17h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Esteticista Ana Luisa

05/05 – quarta-feira
Programação: Oficina – 01 turma manhã
Palestra – 01 turma tarde
Oficina: Mães em Movimento – Ginástica Laboral
Horário: 09h às 12h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Enfermeira Drª Silvana Lira

Palestra: Auto Gestão Emocional
Horário: 14h ás 16h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitador: Professor Carlos Calvino

06/05 – quinta-feira
Programação: Oficinas – 02 turmas manhã e tarde
Oficina: Tortas com Flores para as Mães
Horário: 09h às 12h / 13h ás 16h
Local: CDL/Garanhuns
Facilitadora: Culinarista Paula Valéria

07/05 – sexta-feira
Programação: Atendimento às Mães
Horário: 09h às 16h
Local: Espaço Colunata
Atendimentos: Aferição de Pressão
Vacinação
Corte de Cabelo na Praça
Mini Bazar
Estande de Divulgação
.

Urgência do Projeto Ficha-Limpa pode ser votado na terça


Durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de hoje (28/04), cinco deputados fizeram pedidos de vista do relatório apresentado pelo deputado José Eduardo Vardozo a respeito da lei das inelegibilidades. Se por um lado, os pedidos atrapalharam a discussão sobre o projeto de lei nesta quarta-feira, por outro fizeram com que os líderes do PT, PMDB e PSB assinassem o requerimento de pedido de urgência para o PLP no plenário.
Assim, a vitória do dia, na avaliação do MCCE, é a certeza de que, na próxima terça-feira, a urgência será votada no plenário e no mesmo dia poderá ser dado início à discussão sobre o projeto. Os deputados que pediram vistas foram Regis de Oliveira, Maurício Quintella Lessa, Eduardo Cunha, Vicente Arruda e Ernandes Amorim.
Após a sessão da CCJ, representantes da sociedade civil tiveram um encontro com o líder do PT, Fernando Ferro, em que o deputado acrescentou seu nome à listagem de outros 233 deputados que pedem urgência urgentíssima para a Ficha Limpa. "Nós queremos que o projeto seja aprovado e vamos convidar a liderança do PMDB para assinar também", afirmou. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, que estava no grupo, lembrou que o parecer do deputado Cardozo põe fim a qualquer preocupação referente a questões jurídicas. Ferro acrescentou ainda que leis como a Ficha Limpa fazem parte de ações de controle social que devem ser incentivadas na sociedade brasileira.

ENCONTRO COM TEMER

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer recebeu de vários parlamentares e representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) nesta tarde o requerimento do pedido de urgência urgentíssima para o Ficha Limpa. Temer se comprometeu com a votação do pedido para a próxima terça-feira e com a votação final no dia seguinte. "Podemos começar a discussão na terça mesmo. O pedido de urgência e discussão na terça e o pedido de mérito na quarta", disse.

Estavam presentes no encontro o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara, o ex-presidente da OAB, Marcelo Lavenere, e os representantes da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Daniel Seidel e Carlos Moura.

VOTAÇÃO

Com a aprovação do requerimento de urgência, o projeto da Ficha Limpa deverá ser votado em sessão extraordinária da Câmara dos Deputados. O texto apresentado pelo deputado Índio da Costa e entregue à CCJ recebeu 28 emendas, que foram analisadas pelo relator José Eduardo Cardozo e ainda poderão ser ponto de discussão no plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SE-MCCE.
.
Agora comigo: Alberto Flávio do sindicato me disse certa vez que para alguém ser considerado apto a nos representar não deveria apenas ter a Ficha-Limpa na justiça em primeira ou segunda instâncias, mas em tudo: SPC, Serasa, folha corrida, mensalidade da pelada, etc. Não pode haver dúvidas na idoneidade de quem representa um cidadão. Faz sentido!
Para saber mais:


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sport e Náutico decidem campeonato pernambucano


Com exceção da queda do Sete de Setembro, este ano de 2010 nós tivemos o melhor campeonato pernambucano da década. Mesmo o Sport mantendo uma regularidade e por isso uma predominante força desproporcional, nós chegamos ao final do certame com justiça. Primeiro, caiu quem tinha que cair, Sete e Vera Cruz foram realmente os piores times da competição, é só ver os números. Se há alguma injustiça foi o fato da Cabense ter ficado fora do G4 e depois até da decisão do torneio do interior, ela que foi a melhor equipe do interior de fato ao longo do torneio. Só que foi perdendo forças na reta final e o Central cresceu nos momentos decisivos. O Sport mostrou sua força na semifinal, não dando chances à Patativa, que comemorou ao menos a vaga na Série D, ao lado do fregúês Santa Cruz. A Cobra Coral fez uma temporada de recuperação, começou muito mal, mexeu no momento certo, valorizou a prata da casa, conseguiu resultados expressivos contra Náutico e Botafogo, mas desandou quando achou que já estava no nível dos seus rivais pernambucanos. Assim, fez dois jogos contra o Náutico que com o plantel melhor, de mais qualidade e um jogador decisivo feito Carlinhos Bala conseguiu a vaga pra pegar o Sport. E aí é que está! Será que o Náutico tem condições de derrubar o pentacampeonato rubronegro. É claro que tem, mas é também claro que o Sport é favorito. Porque? Dizem que clássico não tem favorito, e me desculpem os alvirrubros, mas como não dizer que o Leão é favorito se sofreu apenas uma derrota no campeonato (para o próprio Náutico), mas usava estrategicamente errado o time reserva. O Sport é tetracampeão pernambucano e isso é também um ponto a favor do Sport. Vejamos também as recentes conquistas nacionais, valores de repasses de Clube dos Treze e patrocínios superiores aos seus rivais. É claro que o Sport hoje está um nível acima do Náutico e alguns acima do Santinha, mas futebol se resolve dentro de campo, e o Náutico sabe que seu maior orgulho é o Hexa Campeonato e somente ele, agora, tem a oportunidade de impedir a escalada do Sport Clube do Recife.
O regulamento do campeonato, embora tenha sido discordado pelo Sport, que se fosse pontos corridos já teria sido campeão, trouxe emoção até a última rodada e até os últimos minutos. A semifinal Náutico X Santa Cruz, se não foi um primor de técnica, mexeu com os nervos e as emoções dos torcedores. Coisa que já há alguns anos não acontecia de verdade. Ainda foi dada a oportunidade para um clube do interior fazer uma semifinal. A Copa do Mundo também tem fases decisivas e esta é a melhor forma de fazer campeonatos em curto espaço de tempo.
Esperamos que Sport e Náutico façam uma grande decisão. Em nossa enquete para a semifinal, deu Santa em cima do Náutico, mas isso é apenas reflexo do maior número de torcedores tricolores.
.
Campeonato do Nordeste.
As emoções do Nordestão estão de volta, mas o Sport não irá participar. O clube condicionou sua participação à quitação da dívida que ficou do último Nordestão realizado e que na época Luciano Bivar, representante do Sport arcou com as contas que ficaram em aberto. Como não foram pagas o time recusou a participação do torneio que volta com toda força, inclsuive devemos ter transmissão pela televisão em plena Copa do Mundo.

FALAÊ! O bate-papo cultural do blog

Anda repercutindo as boas entrevistas que Claudio Gonçalves anda fazendo para o nosso blog. Já pssaram por aqui Gerson Lima, Antonio Vilela, Expedito Dias e Gonzaga de Garanhuns. Todos eles tiveram suas entrevistas publicadas aos sábados, vocês ainda podem conferir se clicaram nos marcadores FALAÊ!
No próximo sábado teremos as histórias do Cláudio Portugal, coordenador da Casa do Artesão de Garanhuns, que tem feito um belo trabalho junto à Secretaria de Cultura da cidade no sentido de criar novos espaços e mercados para nossos artesãos. Portanto é imperdível!
Clique no FALAÊ abaixo e confira as entrevistas passadas.

Lula é o homem mais influente do mundo, diz a Revista TIME

(leiam a nota de correção no final deste post)

Ele é o Cara!
Segundo lista divulgada pela revista norte America ‘Time’, nesta quinta-feira, 29, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é apontado como o líder mais influente do mundo. A lista traz a relação de 100 personalidades e o presidente americano Barack Obama aparece na mesma lista em 4° lugar.
Lula aparece em primeiro lugar na categoria ‘leaders’ e sua breve biografia é comentada pelo documentarista Michael Moore que diz: “O que Lula quer para o Brasil é o que nós [dos Estados Unidos] costumávamos chamar de sonho americano”.
Segue abaixo a lista dos 10 líderes mais influentes:
1 - Luiz Inácio Lula da Silva (Presidente do Brasil)
2 - J.T. Wang (Presidente da empresa de computadores pessoais Acer)
3 - Admiral Mike Mullen (Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos)
4 - Barack Obama (presidente dos Estados Unidos)
5 - Ron Bloom (Conselheiro do governo Obama)
6 - Yukio Hatoyama (Primeiro-ministro do Japão)
7 - Dominique Strauss-Kahn (presidente Fundo Monetário Internacional – FMI)
8 - Nancy Pelosi (Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos)
9 - Sarah Palin (Ex-governadora do estado do Alasca)
10 - Salam Fayyad (Primeiro-ministro palestino)

Redação O POVO Online com informações do G1, 29 Abr 2010
.
Agora comigo: Gente, o cara é de Garanhuns! A Revista Time é a publicação semanal mais importante do planeta. E Lula é de Garanhuns! Um orgulho que devemos ter de saber que na identidade do presidente tem lá GARANHUNS. E olha que essa lista da Time não é de políticos apenas ou de presidentes, é de tudo e de todos. O Bavária Obrahma é apenas o quarto.
Só pra lembrar, o mundo tem 8 bilhões de habitantes... É isto?
.
Na foto: Lula e o forrozeiro Mourinha, que defende o presidente em suas músicas.
.
CORREÇÃO: Depois de amplamente divulgada desta forma, os jornais corrigiram a informação. A lista não está em ordem de importância, mas é a lista dos 25 mais importantes. Lula é o primeiro apenas por uma escolha editorial. De qualquer forma, para desespero dos opositores, o garanhuense está lá!
.

FDG é destaque no 8º Congresso Internacional de Direito Constitucional


A Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG) garante representação na oitava edição do Congresso Internacional de Direito Constitucional. O Evento acontece de hoje, 29, até o sábado, dia 1º de maio, no Centro de Convenções de Natal, na capital do Potiguar.
Apresentando como tema “Federalismo e Separação de Poderes: Avanços e retrocessos”, o Evento é uma promoção da Escola Brasileira de Estudos Constitucionais – EBEC, criada em 2004 com a finalidade de aprimorar o estudo do Direito Constitucional.
Além de marcar presença, a FDG atesta mais uma vez a qualidade e eficiência dos alunos e professores da Instituição. Aprovada na categoria profissional, o artigo “DISCUSSÕES SOBRE OS IMPASSES GERADOS PELAS DECISÕES DO STF E DO TSE NA EFETIVAÇÃO DA FIDELIDADE PARTIDÁRIA NO BRASIL À LUZ DO DIREITO CONSTITUCIONAL ELEITORAL”, do advogado Antonio Ferreira da Silva Neto, sob a orientação do professor Diego Rodrigo, está entre os nove artigos escolhidas em todo o país.
“Fico orgulhosa com a aprovação, pois Tony foi nosso aluno, que agora está de volta a Autarquia para fazer a sua pós-graduação, e é muito bom ver que a Faculdade está cumprindo o seu verdadeiro papel, que é a formação de profissionais qualificados para o mercado”, afirmou a presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Eliane Simões Vilar.
A apresentação do artigo no Congresso Internacional acontece nesta sexta-feira, dia 30, a partir das 14 horas e 30 minutos, no Auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal.
Além deste, a aluna 6º período de direito, Anna Mércia dos Santos Pinto de Barros, também teve seu artigo aprovado. O artigo “JUDICIALIZAÇÃO DAS DECISÕES ADMINISTRATIVAS NO BRASIL: UM JUDICIÁRIO REFORMADOR”, selecionado para a categoria estudante, será apresentado no Auditório Morton Mariz, às 8 horas de amanhã, 30 de abril.
.
com informações da assessoria de imprensa da AESGA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

LOCNET - Uma novidade na sua internet


Garanhuns ganha mais uma novidade na internet. A LOCNET é a primeira locadora de filmes totalmente On-Line. A partir deste final de semana as pessoas podem solicitar seus filmes e receber em casa. A LOCNET promete levar o filme e no outro dia ir buscar, sem custo adicional. Assim a comodidade é ainda maior. Para muitos usuários das locadoras tradicionais a dificuldade não é ir escolher e locar, mas é levar no outro dia. A LOCNET tem horários prédefinidos para fazer as entregas e recolher no outro dia. E tem mais, TODOS os filmes da LOCNET são originais, com a garantia de qualidade para o seu lazer. A locadora On-Line estará sempre com lançamentos a cada semana e de cara já disponibiliza o Mega-Filme AVATAR, que bateu todos os recordes de bilheteria. Aproveite, conheça o site, faça suas reservas e depois saboreie a CHOCOPOP, a pipoca de chocolate da LOCNET. Além de super promoções. Você economiza o tempo de se dirigir a locadora tradicional e enquanto navega na internet faz suas escolhas de bons filmes. Espalha por aí!
A internet já está na maioria dos lares e a escolha dos filmes pode ser feita em qualquer horário e lugar, bastando ter acesso a um telefone. Há sempre o prazer de escolher o filme na LOCNET. Além da capa do filme, você ainda tem a sinopse e ainda o trailler. Não tem como errar no filme que você quer. Tem até o trailler. De todos os gêneros, sempre terá um bom filme para você e sua família. E vem grandes filmes por aí. A LOCNET já anuncia a chegada de SHERLOCK HOLMES, GUERRA AO TERROR, BASTARDOS INGLÓRIOS, e muitos outros.
A LOCNET estará fazendo suas primeiras entregas na sexta-feira. Mas você já pode conhecer o site agora:

.

Frevo, ciranda, forró, côco e maracatu se aprende na escola


Foi realizada na terça-feira, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, uma audiência pública para discutir um projeto do deputado Izaías Regis que, reproduzindo uma lei federal, faz com seja ensinado nas escolas públicas estaduais as danças e manifestações culturais pernambucanas, tais como o maracatu, ciranda, frevo, diversos ritmos do forró (xote, baião, xaxado, arrasta-pé, etc), côco, caboclinho, repente, entre tantos outros.
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia André Campos fez questão de enfatizar a importância do projeto e chamou Garanhuns diversas de Cidade dos Festivais, elogiando a forma como a cultura tem sido tratada por aqui, inclusive fez um importante comentário sobre o Festival de Inverno e o Jazz. O deputado Sebastão Oliveira incentivou que se colocasse o xaxado lá da sua região no projeto de ensino e Geraldo Coelho falou da Sambada de Véi de Petrolina. Outro pediu (perdão, mas não lembro quem) a inclusão do pastoril. Houve pedidos depois da reunião para o Mangue Beat. Assim, foi-se descobrindo a dimensão que pode ganhar o projeto, tantas são as possibilidades como o nosso reisado ensinado nas escolas. Alguns podem até não gostar mas irão conhecer. Mas é importante que não se perca o foco regional. Deve-se mostrar todas as manifestações mas sempre priorizando a cultura local.
Vejam o que as escolas já fazem com as danças populares nesta época do ano de apresentações juninas, e isso marca a vida de todos positivamente.
O presidente do Conservatório Pernambucano de Música Sidor Hulak esteve presente e manifestou o apoio à iniciativa, inclusive colocando a entidade à disposição para trabalhar o projeto.
É salutar que haja a questão didática, ensinar-se também a história dos ritmos e os grandes nomes artísticos que fizeram populares essas manifestações culturais. Nossos jovens precisam conhecer Jacinto Silva, Onildo Almeida, Jackson do Pandeiro (embora paraibano, deu projeção ao nosso côco e à embolada), Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas, Dominguinhos, Marinês, Mestre Salustiano, Trio Nordestino, Lia de Itamaracá, Chico Science, e tantos tantos tantos tantos outros. Eita! Um grande almanaque da nossa cultura. Histórias e ritmos de uma nação cultural.
Izaías, em sua fala, falou também que o projeto visa tirar as crianças do mundo das drogas que tem tomado conta da nossa juventude.
.
Agora comigo: Entre erros e acertos de Izaías Régis, ele tem agora nas mãos um projeto que pode lhe dar uma repercussão favorável em todo o estado. O plenário da Assembleia deve votar (e aprovar) na próxima terça-feira. Pelo que foi discutido na Audiência Pública pelos deputados, deve ser unanimidade, e claro, Pernambuco agradece!
Ainda tem outra proposta que cria o projeto "Música nas Escolas", que também será votado e muito provavelmente aprovado. Nas duas leis, vislumbro também um mercado profissional que se abre aos arte-educadores voltados às tradições culturais.
A nível municipal, seria interessante um vereador tratar do tema nas escolas da nossa rede pública.
Vejam o teor da Lei:
.
Projeto de Lei Ordinária Nº 1463/2010 (Enviada p/Publicação)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Art.1° Fica instituído o Projeto "Danças do Folclore Pernambucano” nas Escolas, no âmbito do Estado de Pernambuco, objetivando facilitar o acesso dos alunos da rede pública estadual ao aprendizado da arte do frevo, do forró, do maracutu, da ciranda, do côco e suas mais variadas manifestações, além de outras danças típicas do folclore do nosso Estado, alinhado com os valores e diretrizes da educação.

Art.2° Para a realização do presente projeto previsto no art.1°, os estabelecimentos de ensino deverão oferecer atividades de forma gratuita e aberta, incluindo equipamentos e material didático.Parágrafo único. Para participarem das atividades extraclasse relacionadas com o projeto, os estudantes deverão comprovar a frequência escolar.

Art.3° O Projeto será coordenado e supervisionado por profissionais com comprovada participação no segmento da arte-educação, a serem indicados na forma do regulamento.
Parágrafo único. Serão permitidas a empresas públicas, privadas, Organizações não Governamentais-ONGs, entidades religiosas e filantrópicas, apoiarem as atividades extraclasses desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino, devidamente cadastradas na Secretária Estadual de Educação.

Art.4º Esta Lei será regulamentada pelo Poder Executivo, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua publicação.

Art.5° Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


foto meramente ilustrativa

Jarbas pede mais tempo


O senador Jarbas Vasconcelos ainda não se decidiu. E todos esperavam que a data limite seria este dia 30. Mas o suspense continua, aumentando as especulações. Seria esse dia 30 de abril a data final para o seu anúncio, agora o senador pede mais prazo, até o dia 7 de maio. E essa situação muda como o formato das nuvens. Na semana passada todos davam pela desistência do ex-governador de entrar na disputa estadual. Agora esse pedido de mais tempo é entendido com a possibilidade de vir o "sim". Alguém disse que ninguém pede um tempo pra dizer "não", vide Zé Serra. Enquanto isso, os aliados de Jarbas já estão sem cabelos e sem unhas. Essa nova situação, embora ele afirme que é atendendo a solicitação dos partidos da sua base eleitoral, deve ter também um novo olhar federal sobre o seu projeto. Jarbas só se decide com o aval de Zé Serra. Já disseram que Serra não teria interesse na candidatura de Jarbas porque ele representaria o Anti-Lulismo, e isso poderia criar uma situação de se contrapor a Lula que não interessa a Serra. Mas também a candidatura de Jarbas dá uma sustentação estadual que nenhuma outra oferece, além do respaldo de homem sério do PMDB que tem o resto da nação do senador pernambucano. A balança está sendo usada. Jarbas também analisa e sua situação estadual e dos seus aliados diretos pela vaga para o senado. A verdade é que não tem nada certo. Fico com a impressão que, ou entra todo mundo na briga (Jarbas, Guerra e Maciel) ou não entra ninguém. Se a chapa não estiver completa, embora Marco Maciel lidere algumas pesquisas para o senado, quando de fato começar a campanha ele poderá ser superado se estiver só no andor. Parece que Jarbas quer Sérgio Guerra de vice.
Do outro lado a chapa está aparentemente pronta, mas é claro que todos os jogadores querem saber contra que time irão jogar. Eduardo Campos é o capitão do time e o técnico, e precisa saber quem é o adversário para montar a estratégia para o jogo. Essas coisas de marcação individual ou por zona. rsrsrs.
Vejam a nota do senador:
.
“Gostaria de informar que, atendendo solicitação do PSDB, DEM, PPS, PMN e PMDB, resolvi adiar para o próximo dia 7 de maio, uma sexta-feira, o anúncio da minha decisão de disputar ou não o Governo de Pernambuco. Nos últimos dias, conversei com os representantes dos partidos de oposição sobre as eleições deste ano. Essas mesmas lideranças apontaram a necessidade de que essas reuniões se estendessem além desta sexta-feira, dia 30 de abril, prazo que tinha fixado anteriormente para me pronunciar sobre o assunto”.



Senador JARBAS VASCONCELOS
.

Indústria pernambucana ganha Núcleo Renapi

A indústria pernambucana receberá um forte aliado. Isso porque, na próxima sexta-feira (30), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), juntamente com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) assinam um termo de cooperação com o objetivo de criar, em Pernambuco, o Núcleo da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi). O evento acontecerá às 13h, no 6º andar da sede da Fiepe, bairro de Santo Amaro.

O Renapi é uma instância de governança para articulação de ações dos governos estaduais, iniciativa privada e governo federal em temas relacionados à implementação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Partindo de três premissas centrais – inovação tecnológica, aumento da pauta exportadora e inserção das micro e pequenas empresas – o núcleo adquire um caráter de fortalecedor das produções regionais. “Promovendo a cultura de integração, em um momento que precisamos ganhar maior qualidade nos produtos para atender a demanda gerada pelos empreendimentos estruturadores, além de criar uma agenda para o desenvolvimento industrial, o acordo deve fortalecer ainda mais o setor”, elucidou o gerente geral de Articulação Empresarial da Sdec, Wagner Maciel.

As diretrizes da PDP norteiam os investimentos do governo federal, além de definir quais as áreas prioritárias para promover o desenvolvimento e apoiar projetos nessas áreas através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Em 2010, a Renapi completou 15 Núcleos instalados, sendo o mais recente o do estado do Maranhão, implantado no dia 10 de fevereiro. Atualmente, há escritórios no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Para saber mais:
Wagner Maciel - Gerente Geral de Articulação Empresarial da Sdec - (81) 9488-4805
(Com informações do Núcleo de Imprensa da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco)
.
Agora comigo:  Está aí uma ótima oportunidade para contatos. Precisamos movimentar e partir para a prática se queremos de fato alavancar nosso distrito industrial. Seria bom os órgãos responsáveis por criar essa política econômica regional e mais precisamente em Garanhuns estarem presentes. Sejam da administração públçica ou da iniciativa privada e entidades representativas. E mais, podem ligar pro Wagner e pedir mais informações. Aproveitem e digam que viram no Blog do Ronaldo Cesar, né não?!?! Se disserem eu dou um doce! rsrsrs

Banda Marcial do Diocesano é campeã em Alagoas


Depois de concorrer com oito bandas de Pernambuco e Alagoas, a Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns foi premiada no último domingo, dia 25 de abril, com o primeiro lugar do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares (AL). Além de troféu, o grupo também ganhou uma impressora e um notebook.
O evento foi prestigiado por mais de 2.500 pessoas, que aplaudiram a banda que conseguiu fazer um repertório do clássico ao popular. “Trata-se de um título inédito e muito importante para Garanhuns, que mostra como a classe musical do nosso município está bem representada”, declarou o coordenador da Banda Marcial do Colégio Diocesano, Luiz Fernando Lopes.
Em 2008, na primeira edição do Evento, a Banda do Colégio Diocesano conquistou o segundo lugar com uma diferença de apenas oito décimos do primeiro colocado.

ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ, SEXTA EM GARANHUNS


Garanhuns receberá na próxima sexta-feira, 30 de abril, o projeto Circulação de Música Instrumental. O projeto consiste na realização de concertos com a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque; do Quarteto de Cordas Intermezzo e de concertos-aula voltados prioritariamente para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino, que aprenderão técnicas do universo artístico musical.

As atividades serão realizadas no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A partir das 10 horas da manhã, cerca de 400 alunos oriundos das escolas municipais Professor Mário Matos; Dom Mário; João Pessoa e Monsenhor Tarcísio Falcão participarão do Projeto. Outras escolas e colégios do município estão sendo convidadas para participarem, e as que desejarem integrar o projeto podem procurar a Secretaria de Cultura, no Centro Cultural.

À noite, as apresentações terão início às 19 horas com o quarteto Intermezzo. Depois a Orquestra Criança Cidadã realizará a aula-concerto aberto ao público.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Gabriela Valença, trata-se de um conjunto de ações sócio-culturais, educativas e de interiorização da boa música instrumental erudita e popular. O intuito é fazer da música um veículo educativo e socializante. “Estamos oportunizando às crianças, jovens e adolescentes do Município o acesso a arte e a cultura, como forma de investimento no cidadão do futuro. Acreditamos que as crianças serão impactadas e despertarão a sensibilidade, favorecendo o interesse pelo estudo musical”, registrou a secretária municipal.

A Orquestra Criança Cidadã é um dos dez projetos sociais mais importantes do mundo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O atual projeto é uma realização da A-SIM Marketing e Comunicação e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Garanhuns.

...E o Centro de Convenções do SESC?

Está no Diário de Pernambuco:
Josias Albuquerque // O empresário Josias Albuquerque (foto) foi eleito por unanimidade para continuar na presidência da Fecomércio, nos próximos quatro anos. Entre seus projetos estão a intensificação de missões empresariais, com o reforço das atividades do Cecomex, da Fiepe; o Centro de Convenções Senac/Caruaru e um restaurante em Garanhuns.
.
Agora comigo: Garanhuns sente profundamente a falta de um novo Centro de Convenções. Com a doação do terreno onde funcionava a Secretaria de Obras vizinha ao SESC àquela entidade, sentíamos que nossos problemas na recepção de eventos de porte que nos pedissem um espaço acolhedor para seminários, simpósios, convenções, entre outros, iriam finalmente serem resolvidos.
Na nota do Diário de Pernambuco claramente se vê a construção de um Centro de Convenções para Caruaru e Garanhuns fica com o restaurante que já está em construção. Nada contra o restaurante e entendemos que ele prestará um grande serviço, aliás, nesse sentido o SESC diariamente já funciona em seu salão de eventos com um restaurante para comerciários e visitantes. Mas o Centro de Convenções é fundamental para um processo de crescimento turístico e cultural para Garanhuns, e portanto, econômico. Além disso, o espaço contará com teatro. Seria interessante Josias Albuquerque divulgar um cronograma para a população que está ansiando por este empreendimento para sabermos quando começaremos a ver colocados os primeiros tijolos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Duplicação da BR-423 vai sofrer mais atraso


A duplicação da BR-423 está mais longe do que se imaginava. A Secretaria Estadual de Transportes (Setra) anunciou que a licitação seria republicada na semana passada, mas o discurso mudou. Ontem, o órgão informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que não há previsão de avanços. O processo foi suspenso em setembro do ano passado porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) entendeu que era desnecessário contratar duas empresas: uma para elaborar o projeto e outra para estimar o preço da obra. O atraso, que seria de 15 dias, perdura a mais de seis meses.
No último dia 16, a Setra informou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não havia autorizado a abertura da licitação, mas que o governador Eduardo Campos tinha dado sinal verde para a publicação. No ano passado, o Ministério dos Transportes se comprometeu a desembolsar R$ 6 milhões a serem pagos à empresa contratada para o projeto. As obras devem ficar em torno de R$ 300 milhões.
O Dnit fez um estudo para a duplicação há dois anos, mas as movimentações reais só iniciaram em 2009, após um encontro entre Campos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O êxito da reunião reforçava as chances de as obras ocorrerem com celeridade. Para a Prefeitura de Garanhuns, principal cidade cortada pela rodovia, o otimismo permanece.
“A gente ficou muito alegre quando viu na Folha que a licitação sairia (em matéria publicada na semana retrasada). Continuamos na expectativa de que os serviços iniciem até o final do ano. É uma obra importante para o desenvolvimento da região”, afirmou o secretário de Governo do município, Carlos Eugênio Cavalcanti.

Fonte: Folha de Pernambuco/AUGUSTO LEITE
.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Novos seguidores no Twitter

Estamos sempre alertando por aqui que juntamente com os blogs, os twitters também se tornaram ferramentas importantes de informação. Cada dia tem uma "carinha" nova por lá seguindo a gente!
Muitas vezes são instituições que fazem a divulgação de suas ações tuitando. Políticos, jornalistas, artistas, etc. Tá todo mundo por lá. Estamos sempre divulgando e incentivando nossos companheiros de comunicação a utilizar a twittersfera!
Mas, mesmo já conhecendo um pouco da ferramenta, ainda me surpreendo quando vejo quem aparece por lá nos seguindo. Dessa vez vejo a Prefeitura Municipal de Triunfo. Poxa! Obrigado mesmo! É bom saber que nosso trabalho desperta interesse em cidades tão queridas e interessantes como aquela terra de frio e turismo.
Pelo twitter alguns amigos de longe acompanham nossas micropostagens. Gente de Garanhuns que tá fora, mas claro que tem os daqui também. Gente do dia a dia. Há pouco tempo de twitter e já contabilizamos mais de 160 seguidores. Mas quando vem uma instituição ou um figurão, seja de qualquer área de atuação, causa um impacto. Porque nos seguir? Tem a galera do @tempotecnico, lá do Paraná. Ou será de Minas?
Há o pessoal do @blogdilma2010 de Fortaleza. Também tem o @deputadodigital. Outro pessoal do @amigoshumberto que estão seguindo o candidato ao senado e buscando essas informações regionais.
A Prefeitura do Recife também está seguindo nosso twitter,  acesse @Recife_PE
Contamos também com a @RevistaTorcida acompanhando a gente. Se queriam notícias do Sete...
Vários companheiros da Rede BloggerPE como o @portaldopajeu, @onordeste, @Igor_mariano de Afogados da Ingazeira, @Aquinoticias de Limoeiro, @TriunfoB, @cajumanga, @bergaraujo de Vitória, entre outros.
O jornalista Ivan Maurício tá com a gente. E políticos como o deputado federal @Mauricio_Rands busca em nosso twitter notícias de Garanhuns. Talvez ainda não saiba que o prefeito possa apoiar Jorge Corte Real para a Câmara Federal. Mas Maurício tem um bom grupo político em Garanhuns. @Humberto_Costa também segue a gente e o cara é candidato ao senado.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado @fbcPE, além de twittar coisas de SUAPE, da sua secretaria ainda traz notícias do santinha. E acompanha nosso twitter também.
Ah! O próprio governo de Pernambuco em seu twitter oficial tá seguindo o @ronaldovox. O twitter do estado é o @governope
Não sei porque, mas o senador e candidato ao governo de Goiás Marconi Perillo, segue a gente. Por via das dúvidas também sigo ele e estou virando expert em assuntos goianos (@marconiperillo).
Muitos amigos comunicadores de rádio, de Garanhuns e de fora, tão lá. Órgãos de comunicação, agências de publicidade e jornais escritos como Fonte Zero, a Cazz propaganda ou o Bezerros Hoje.
Portanto, quando a gente vê quanta gente confia em nosso trabalho, renovamos a vontade de continuar informando e trabalhando!

As ações do governo Eduardo para Garanhuns

Transcrevo do Blog do Roberto Almeida.
.
Entrevistado hoje pela manhã (segunda, dia 26), em horários distintos, pelos radialistas Eduardo Peixoto e Marcos Cardoso, o governador Eduardo Campos (PSB), confirmou a instalação de um Curso de Medicina em Garanhuns, pela UPE, ainda este ano. Disse que se possível o vestibular será realizado ainda no próximo mês de junho.
O socialista também anunciou que até o final de maio estarão terminadas as obras da Barragem do Cajueiro, possibilitando de uma vez por todas o fim do racionamento d´água na cidade, pelo menos nos próximos 20 anos.

Outra boa notícia dada pelo governador foi referente a recuperação da PE-218, ligando os municípios de Garanhuns a Bom Conselho. Os trabalhos irão começar até o dia 15 de maio. Na Rádio Jornal, Eduardo Campos disse também que antes antes do presidente Lula deixar o cargo deixará assinada a obra de duplicação da BR-423, ligando São Caetano a Garanhuns.

O neto de Arraes disse que tem feito a parte dele, quanto a instalação de indústrias em Garanhuns, inclusive investindo no novo Distrito Industrial, deu a entender que isso depende também das lideranças políticas e empresariais locais. Quanto aos problemas do Hospital Dom Moura, alvo de reclamações constantes da população, garantiu que o Governo tem investido e alegou que a falta de médicos, às vezes, é por irresponsabilidade de alguns profissionais. Aconselhou o povo a ligar para o 0800 da Ouvidoria para denunciar as falhas relacionadas com o Hospital Regional.
Outra novidade repassada por Eduardo Campos, foi relacionada com as casas populares da Bela Vista, chamada de Cohab III. Ele informou que o Estado investiu quase R$ 3 milhões para ajudar na obra, que será entregue ao povo de Garanhuns dentro em breve.
.
Agora comigo: É notório que Eduardo tem melhor articulação de imprensa que Jarbas, mesmo quando este foi governador. Assim, com uma comunicação regionalizada e supreendendo ao entrar ao vivo pelas rádios e mostrar ações que visam o desenvolvimento, fica muito difícil imaginar que possa ter algum percalço em sua reeleição. Algumas das ações citadas na entrevista ainda não são realidade, mas serão daqui pra eleição, ou ao menos, terão encaminhamento burocrático daqui pra lá, de uma forma que possa servir de argumento de investimentos regionais. Enquanto isso Jarbas ficou marcado como o governador do presídio. O que fez mais não houve a divulgação que contrapusesse a inauguração do presídio feminino.
Quanto a instalação de indústrias, bato mais uma vez na tecla, só adianta se fizermos uma grande articulação apartidária e que conclame os órgãos representativos, um verdadeiro forum de discussão, que possa trazer para o debate os nossos políticos, a sociedade organizada e aqueles que estão responsáveis no governo estadual, como o próprio governador e o Secretário Fernando Bezerra Coelho. A hora é agora em que podemos expor nossas diretrizes para aqueles que querem nossos votos. Caso contrário, fica apenas em reclamação infértil!

Artigo - Onde a Persistência é usada a favor do conhecimento! - Por Helder Carvalho

Esta história é verdade!


Estava em São Paulo há poucos dias e tive a mesma sensação de quatro anos atrás, quando visualizamos um mercado que estava em expansão. 
Agora estava entre os melhores do país, e claro, satisfeito por estar ali. O diretor da Revista FHOX, a mais respeitável do mercado fotográfico brasileiro, Carlos Dreer, na mesa formada no Fórum de Empresas de Formaturas do Brasil, com os diretores da Fuji, Kodak, Xerox e as grandes empresas de formaturas Dorana, Kello, Sagaae, entre outras, abriu o congresso falando dos números gigantescos das universidades espalhadas pelo Brasil, e que inclusive o governo fora o responsável por impulsionar a educação universitária principalmente no interior.
No setor de formaturas, depois dos números, o diretor da revista e presidente da maior feira do setor do país, mostrou um caso de sucesso. Era o nosso! Era o Studio C! Uma empresa do interior de Pernambuco. Carlos Dreer falou que conhecia Garanhuns e a chamou de Cidade das Flores, Terra do Presidente Lula e pra minha surpresa mostrou um vídeo de 5 minutos de toda a empresa, vi com muita emoção, que estamos no caminho certo e o sentimento de dever cumprido!
Buscamos sempre levar o melhor para o nosso cliente, das fotos em disquetes que no passado fomos os pioneiros, à novidade  da foto em 3D, que vamos ter na nossa empresa, entre outros frutos da busca tecnológica.
Assim que terminou, o presidente da Kello Formaturas Vanderlei Kello, me fez um convite pra conhecer sua empresa no Paraná, pois fazia questão de mostrar que além de ser jovem, tinha também uma impressionante visão do mercado com tão pouco tempo, a Kello faz cerca de 25 formatura/dia! Atende cerca de 30 mil alunos por semestre, uma empresa com a qual irei aprender muito, e como tem sido nesses últimos quatro anos, aprimorar o conhecimento, buscar novas técnicas e transformar tudo isso no sonho dos nossos clientes formandos, pois juntos realizamos também os nossos sonhos também.

Núcleo de Práticas Jurídicas - Um serviço ao cidadão


Dissemos no post em que tratávamos da inauguração do Procon, sobre a AESGA se tranformar em um polo disseminador de direitos, pela congregação de instituições naquele espaço acadêmico. Vejamos, há a Faculdade de Direito de Garanhuns-FDG com seu curso de gradução e pós-graduação. Inaugurada agora a sede do Procon no intuito de ser uma instância de defesa dos direitos dos consumidores e antes já funcionava o Núcleo de Práticas Jurídicas, que presta assistência gratuita à população ao mesmo tempo em que forma seus alunos que fazem lá seus estágios. Assim, a Marize, uma das coordenadoras do núcleo, nos manda mais informações a respeito do trabalho desenvolvido.

O Núcleo de Prática Jurídica é o órgão da Faculdade de Direito de Garanhuns, tem como objetivo prestar assistência jurídica à comunidade carente e proporcionar aos seus estagiários a aquisição de conhecimentos para o exercício das várias atividades na área.
A prestação de serviços é desenvolvida pelos estagiários, com orientação e supervisão de professores da graduação. Durante o estágio profissional, o aluno patrocina causas cíveis, criminais e trabalhistas.

Entre os meses de Fevereiro e Março de 2010, Sob a orientação e participação dos advogados do NPJ, foram atendidas 238 pessoas, com interesses diversos:

Orientações diversas - 89
Audiências - 52
Processos em tramitação - 85
Notificações para comparecimento ao NPJ - 12

Para este período acadêmico de fevereiro a junho,  temos 167 estagiários matriculados para a assistência jurídica sob a orientação dos seguintes advogados:

Coordenador-Geral: Dr. Ivanildo Pereira
Coordenadora-adjunta- Mariza Marques
Advogados-orientadores: Dra. Adriana Carvalho, Dra. Fabiana Simões, Dra. Paula Calábria, Dr. Diego Farias, Dr. Admaldo, Dr. Luciano Leda, Dra. Marialice, Dr. Clinio Reinaldo.

AESGA-FDG - Núcleo de Práticas Jurídicas
Avenida Caruaru, 508 Fone: 3761-1596 e 3762-3399
Atendimento: Segunda à Sexta-feira no horário das 08:00 as 12:00HS e das 14:00 as 18:00hs e aos sábados das 08:00 às 12:00hs

Cursos do SEBRAE em Garanhuns na área de profissionalização de artistas


CURSO: APRENDER A EMPREENDER

PERIODO: 10 a 13 de maio
HORÁRIO: 13h às 17h
LOCAL: SEBRAE
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre empreendedorismo, mercado e finanças para a gestão do negócio do artesanato.
PÚBLICO-ALVO: artesãos do Agreste Meridional
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 20,00
Vagas limitadas!

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Período: 03 a 07 de maio de 2010
Horário: 18h às 22h
Local: SEBRAE Garanhuns
Público-alvo: gestores públicos do setor de cultura e empreendedores culturais.
Objetivo: Capacitar as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento local, a elaborar projetos para acesso aos recursos dos fundos públicos e privados existentes no Brasil, visando a solução de problemas locais revelantes que possam ser superados com o desenvolvimento de projetos e com os respectivos aportes financeiros.
Conteúdo:
Concepção de Projetos;
Estrutura de Projetos;
Elaboração de Projetos;
Conhecendo os Financiadores;
Avaliação de Projetos
Taxa de inscrição: R$ 20,00 (vinte reais)

Informações: (87) 3762-1752
.
Agora comigo: A profissionalização dos artistas e nossa produção cultural passa necessariamente pelo aprendizado na elaboração de bons projetos. Este do SEBRAE é importantíssimo, e soma ao do MinC que está também com inscrições abertas!

Alfredo de Gois e o Procon de Garanhuns

Quando assumi a diretoria de cultura já estava sobre a mesa o projeto da Festa Paschalia, o sucesso durante a semana santa que inovou com música clássica e arte sacra, mas pude ainda oferecer as ponderações a respeito do projeto. Lembro que disse a Gabriela Valença que era um presente que eu estava ganhando em poder chegar já trabalhando em um projeto assim. Estive sempre próximo de Alexandre Marinho na concepção e organização e o projeto grandioso aconteceu com a realização de Prefeitura Municipal e da Academia de Educação para o Desenvolvimento, com o apoio do Conservatório Pernambucano de Música.
Esta semana estivemos na inauguração do Procon e à mesa entre as autoridades estava meu amigo Alfredo de Gois, Secretário de Direitos Humanos da prefeitura. Ali estavam o prefeito Luiz Carlos, Rangel do Procon estadual, Roldão Joaquim, Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, entre outras personalidades como Eliane Simões - Presidente da AESGA, Aguinaldo Barros - defensor público, Márcio Bastos - Juiz e coordenador da Faculdade de Direito. Sabemos que a conquista da reabertura do Procon veio sendo amadurecida e batalhada por muita gente, mas é agora, no início do trabalho de Alfredo em sua secretaria que ele se reestabelece em Garanhuns. E este é o presente de Alfredo como a Paschalia foi minha. Ser recebido no início do trabalho com algo de fato impactante.
Alfredo é uma pessoa de muitos amigos e sempre com serenidade trata dos assuntos de Garanhuns. Fiquei até devendo um bom comentário quando da sua posse. Num momento de dificuldades na administração municipal, Alfredo traz um "sangue novo" e muita gente junto que torce pelo seu sucesso.
A Secretaria de Direitos Humanos tinha à frente o dr. Aguinaldo Barros, que retornou a defensoria pública acumulando algumas comarcas, inclusive tenho recebido e aceitado, como estudante, participar de juris com o respeitado defensor. Depois a secretaria ficou interinamente com Julio Cesar, quando algumas pessoas imaginavam que ela inclusive se juntaria em definitivo a Assistência Social (inclusive eu), o prefeito nomeia Alfredo de Gois para assumir esse trabalho voltado à assîstência jurídica e humana à população, junto às comunidades, associações e entidades públicas e privadas. Faço parte do coro dos que torcem pelo rapaz (mais velho que eu? rsrsrs). Polido e político, Alfredo pode ser também um propulsor de um novo olhar sobre a administração. Sabe das dificuldades que enfrentará e aceitou o desafio.

Rede Globo Nordeste faz belo clipe para Pernambuco... e tem Andrea Amorim!

A Rede Globo Nordeste está com uma campanha de valorização do estado de Pernambuco com uma belíssima canção interpretada em vários ritmos pelos nossos mais consagrados artistas. São três vídeos diferentes em que Alceu Valença, Reginaldo Rossi, Dominguinhos, Lenine, Carlos Alberto Nóbrega aparecem em todos e depois em cada um vários cantores se alternam: André Rio, Almir Rouche, Marrom, Claudionor Germano, Petrucio Amorim, Maciel Melo, Alcymar Monteiro, Nando Cordel, Geraldinho Lins, Silvério Pessoa, Cristina Amaral, e foi no meio dessas feras que entrou a nossa garotinha Andrea Amorim que fez bonito num som maracatudo numa imagem legal no Marco Zero da capital de todos os pernambucanos. É um reconhecimento a quem está conquistando seu espaço no cenário nacional. Andrea teve a coragem dos bandeirantes que desbravaram as terras dos guarás e dos anuns e deixou nossa cidade em busca de um novo mundo. Deve ser assim, chega um momento que a cidade já não comporta o crescimento de um artista e ele tem que virar cormopolita. Temos outros nomes nesse nível mas que não tiveram o espírito bandeirante nem o apoio de um Menescal para dizer "vem"!.
Agora assistam ao segundo clipe da bela homenagem recíproca da Globo Nordeste. Neste tem a Andrea, Depois postarei os outros dois vídeos, o primeiro e o terceiro.
O detalhe é descobrir como em cada passagem, letra e música casam com a vida do artista.

domingo, 25 de abril de 2010

Sport estraçalha Central - Fim da Enquete


Amigos, resolvemos antecipar o fim da enquete sobre a classificação do Sport contra o Central. Desde o início tricolores e alvirrubros se juntaram para torcer pela patativa, mas o rubronegro não deixou nem as penas do passarinho. Na enquete dava Central, por 19 a 16 votos, mas depois de três a zero, em pleno Lacerdão, perdeu a graça. Assim vamos concentrar as atenções para cobras e timbus. O primeiro jogo no Arruda pela semifinal deu empate sem gols. Agora a briga é nos Aflitos e só escapa um pra pegar o Leão da Ilha.
Portanto enquete encerrada do Sport com o Central. Vamos deixar os rubronegros se concentrarem para votar na enquete do título a partir de quinta-feira. Essa o Leão perdeu, mas somente porque antecipamos o final, mas ganhou no campo, que é onde vale de verdade. E claro, só perdeu porque tiramos a enquete, porque não tenho dúvidas que iria golear. Qualquer que seja o adversário da final, a impressão que dá é que o Sport está ainda em outro nível superior, ao menos em se tratando de campeonato estadual. Por isso, Náutico ou Santa Cruz vão ter que jogar muita bola para derrubar a fera.
Aproveitem e votem na enquete política também.

Ditadura e Crimes - por Jeová Barros Jr.

Como prometemos está aí o artigo do Dr. Jeová Barros Jr, escrito exclusivamente para nosso blog, sobre a lei de anistia e a ADPF sobre o assunto que está em pauta do STF. Aos que discordarem do advogado colaborador, estamos abertos para contrarrazões.
.
Ditadura e Crimes

Agora em Abril, completaram-se 46 (quarenta e seis) anos do Golpe Militar, o qual recebe o nome de Revolução por parte de seus defensores; foi esse evento que retirou o presidente eleito João Goulart da presidência e instalou uma junta militar, que viria a governar o Brasil por mais vinte anos.

Tal regime, em 1969, por meio do Ato Institucional número 5 (AI-5), suspendeu vários direitos civis; suspendeu também garantias constitucionais e, por fim, desencadeou uma violenta perseguição aos opositores políticos, com a cassação de mandatos políticos, de ministros do nosso então Supremo Tribunal Federal, e não bastasse a supressão de direitos, como conseqüência ate que esperada, cometeu crimes, através da violência institucionalizada: assassinatos, torturas, estupros, desaparecimento de pessoas, exílio, etc.

Em 1979, quando o regime já não mais se sustentava e as pressões da sociedade se faziam enormes, começou a ser forjado um pacto para que o regime de exceção saísse de cena e viesse a imperar novamente a normalidade institucional, com a recuperação dos direitos que foram suprimidos, o retorno dos exilados e perseguidos, etc. Enfim, tal pacto objetivava o que veio a se denominar como uma reconciliação, por meio do perdão dos excessos que, durante aqueles anos de chumbo, foram perpetrados. O acordo foi forjado e, enfim, formalizado por meio da Lei 6.683/79, a chamada Lei da Anistia.

No último dia 15 de Abril, estava em pauta, no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental de número 153, ajuizada pela OAB, conjuntamente com a Associação dos Juízes para a Democracia. Tal ação questiona a compatibilidade da Lei da Anistia, que foi promulgada em agosto de 1979, com a nossa Constituição Federal.

Pois bem, o que pretendemos, através desse artigo, é procurar esclarecer todas as nuances dessa ação e o que ela significa, hoje, e significará, amanhã, para a nossa amada e idolatrada pátria.

Tendo em vista que o Direito não é algo solto, como uma bolinha dentro de uma garrafa, uma vez que é produto de um contexto histórico e filosófico, procuraremos, primeiramente, expor o cenário daqueles anos. Mais ainda: nos empenharemos, com total esforço, para não usarmos o “juridiquês”, termos técnicos que, ao invés de ajudar, acabam por atrapalhar.

Como eu disse, o Direito não é uma bolinha dentro de uma garrafa. Nos bancos da universidade, logo no primeiro semestre, nos é ensinado que o direito é Fato, Valor e Norma. O que isso quer dizer? Quer dizer que ocorre um fato, a sociedade traz uma valoração sobre ele, dizendo se aquele fato é bom ou ruim e, depois, permite ou proíbe a ocorrência daquele fato, por meio da norma. Vou dar um exemplo.

Suponhamos que uma mulher esteja grávida, mas que não deseja levar tal gravidez adiante. Ela, então, decide abortar e assim o faz. Ocorreu, dessa forma, o primeiro aspecto do Direito, que é o fato (aborto); a seguir, entra o segundo aspecto, que é a valoração do fato (O aborto é bom ou é ruim? É um valor ou um desvalor?); por fim, se a sociedade julgar que o fato é lícito, é algo bom, o regulamenta, permitindo que aquele fato ocorra e faz isso por meio da norma, ou seja, da lei; do contrário, se considerar o aborto um desvalor, o proíbe.

Pois bem, hoje, vou ficar somente no fato, ou seja, no contexto histórico da Lei da Anistia, descrevendo o que ocorria no Brasil e no mundo (mais especificamente, aqui, na América Latina), nas décadas de 60 e de 70 do século passado.

Os fatos no mundo e na América Latina.

Terminada a segunda guerra mundial, em 1945, o mundo se dividiu em dois blocos, em que se congregavam os vencedores, cuja denominação recebida foi a de países aliados, durante a segunda grande guerra, quais sejam: de um lado o Bloco Capitalista; do outro o Bloco Comunista.
No primeiro, se encontravam Estados Unidos, França, Inglaterra, etc. No segundo, a China, a União Soviética, etc.
Além desses dois blocos, ainda havia outros países que não faziam parte nem de um (bloco capitalista) nem de outro (bloco comunista); eram os chamados países não alinhados.
Esses dois blocos, uma vez terminada a guerra, começaram, então, a se digladiarem, na arena internacional, procurando estender as influências de cada um, pois a luta pelo poder é permanente e contínua, inclusive nos momentos de paz.

Os Estados Unidos da América, intitulado “Big Brother”, ou seja, o “Grande Irmão”, principal potência do pós-guerra, tinha como raio de influência natural o continente americano, desde o México até a Argentina, passando pelos países da América Central.
Já a Europa se encontrava dividida: a Europa Ocidental fazia parte do Bloco Capitalista, enquanto que os chamados Países do Leste, ou seja, a Europa Oriental, era, predominantemente, comunista.
A Ásia, por sua vez, era dominada pela União Soviética e pela China, sendo que o primeiro, União Soviética, veio a se tornar a outra potência mundial resultante da segunda guerra, enquanto que a China tinha fundamental importância por ser um país de dimensões continentais, fazendo fronteira com o Japão no leste e os países do Oriente Médio, no oeste.

Só de passagem, foi nesse palco, no continente asiático, que ocorreu a Guerra do Vietnã, na década de 1960, a qual teve como causa, justamente, as disputas entre o bloco capitalista (mais propriamente os Estados Unidos) e o bloco Comunista (mais especificamente a União Soviética).
Foi nesses “desenrolares”, ou seja, nessas disputas, que vimos o mundo se dividir em Vietnã do Norte (comunista) e Vietnã do Sul (capitalista); Coréia do Norte (comunista) e Coréia do Sul (capitalista); Alemanha Oriental (comunista) e Alemanha Ocidental (capitalista).
Só que, nessa luta de ideologias, no ano de 1959, ocorreu um fato que teria importância fundamental para a América Latina e também para o Brasil: a Revolução Cubana, uma revolução socialista.

Cuba é uma ilha que fica a mais ou menos duzentos e trinta quilômetros dos USA (mais ou menos a distância entre Garanhuns e Recife).
Fidel Castro e os seus seguidores escorraçaram o ditador Fulgêncio Batista, o qual era um fantoche dos “yankers” (aquele “Grande Irmão), pois a ilha de Cuba era uma espécie de filial, ou melhor, um “play ground”, verdadeira área de lazer da elite norte-americana.

Apesar dos revolucionários negarem ser comunistas, ou seja, alinhados com a União Soviética e outros, o “Grande Irmão” via nela, Revolução Cubana, a influência e sombra dos comunistas, como um fantasma a circundar o seu território; por isso, não admitiram que, praticamente no seu quintal, o bloco comunista começasse a ter influência no continente que os Estados Unidos julgavam ser deles, o americano; influência essa que não ocorria, até então, pois todos os países latino-americanos estavam dentro do seu, digamos, raio de ação.

O “Grande Irmão” não poderia, pois, ficar parado, ver aquele “desaforo” e se conformar. Foi nesse contexto que foi elaborada a chamada “Doutrina da Segurança Nacional”, a qual objetivou, justamente, deter a influência russo-soviética (ou seja, influência do bloco comunista) na América Latina. Para coordenar e dar vida a essa doutrina, isto é, sair da teoria para a prática, os Estados Unidos criaram a famigerada “Escola das Américas”.

A “Escola das Américas” foi uma academia militar, com sede na América Central, mais propriamente no Panamá, que viria a formar as elites militares da América Latina. Lá, por exemplo, estudou o ditador boliviano Hugo Banzer e foi nela quem elaborado todo o suporto ideológico para todas as demais ditaduras militares que viriam a ser instaladas nos nossos países vizinhos e também no Brasil.
Pois bem, uma vez no poder Fidel e os seus revolucionários, as idéias de esquerda (comunismo e socialismo) começaram a ganhar terreno por essas bandas de cá; idéias que, como por exemplo a reforma agrária, eram a heresia que não podia ser suportada pelos puritanos do norte, ou seja, os USA.

Quando Jânio Quadros chegou a presidência e, após a sua renúncia, João Goulart passa a ser o chefe de estado do Brasil, a desenvolver relações com o chefe de estado de Cuba, Fidel Castro, e a receber seu ministro da indústria, Che Guevara, em Brasília, o Ahmadinejad da década de 60, foi demais para os norte-americanos. Havia chegado, então, a hora de colocar em marcha a “Doutrina da Segurança Nacional” e todo o seu aparato.

Estava, assim, na hora, tão esperada e ansiosamente desejada, de detonar toda a munição que havia sido preparada no paiol da Escola das Américas: as nossas elites, apoiadas pelos Estados Unidos da América, com medo dos “comunistas comedores de criancinhas”, em 1964, deram o golpe militar e João Goulart, o nosso presidente democraticamente eleito, teve que se retirar e se refugiar no Uruguai.

Só para terminar: nesse mesmo contexto histórico, vários outros países viram ocorrer a mesma coisa que havia sucedido aqui: governos democraticamente eleitos, por terem em seus quadros “comedores de criancinhas”, com tendências esquerdistas, foram depostos e ditaduras foram instauradas, antes de 1964 (Peru, por exemplo), ou nos anos que se seguiram (como na Argentina, em 1976).

Ficamos por aqui. Semana que vem, pretendo mostrar como as coisas foram e como as coisas estão, após a reabertura democrática.

Jeová Barros de Almeida Júnior – Advogado, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Direito Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Direito Penal Internacional pelo Instituto de Altos Estudos Universitários da Universidade de Granada, na Espanha.
.
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do blog.

Iratama, FEMUARTE e política


Neste sábado, enquanto a Esplanada Guadalajara contava mais de 50 mil pessoas curtindo as músicas de Fábio Jr, estivemos em Iratama, onde a comunidade comemorava seu padroeiro São Vicente Ferrer. A programação contou com Forró Pesado e Mourinha do Forró. Quem estava por lá também foi Zé da Luz com seu grupo político, conversando com as pessoas no porta a porta. Várias lideranças garanhuenses, inclusive vereadores devem ficar com Zé para a campanha de deputado.
Achei engraçado um comentário feito por Roberto Almeida sobre uma nota de Wagner Marques no blog Agenda Garanhuns. Wagner disse que Eduardo Campos abençoava a campanha de Zé, e é verdade. Eduardo apoiou o caeteense quando este deixou lá e veio pra cá, mas eis que Roberto Almeida diz, "Se Eduardo abençoar Zé como fez na campanha de prefeito, Zé tá lascado!". (rsrsrs) Zé sabe como poucos políticos na atualidade se misturar com a população.
Depois de Iratama, a FEMUARTE e uma multidão que provava um evento consolidado como um alternativa turística e cultural, mas precisa urgentemente voltar com a competição, sob o risco de ficar somente com cara de festa e perder sua identidade. A competição entre os intérpretes é a essência do festival. Izaías Régis e o pessoal da Bicho Eventos sinalizaram que ano que vem a FEMUARTE volta a seu formato original. Entre erros e acertos de Izaías, é bom admitir que o evento é bom, tem potencial atrativo e oferece palco a artistas de Garanhuns. Acredito que somando os dois dias tivemos tranquilamente mais de 80 mil pessoas na praça.
Como a FEMUARTE tem o deputado como organizador, talvez por isso muitos políticos da oposição a Izaías tenham evitado aparecer por lá.
Na foto uma vista de cima do palco. (Kelmanny para o site da http://www.bluenet.com.br/)
.
Um pouco mais: Dei bobeira e levaram meu celular, um Nokia E71, se aparecer alguém querendo vender um por aí, peçam a nota!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.