terça-feira, 11 de maio de 2010

Quilombolas do Castainho realizam a Festa da Mãe Preta


Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural da comunidade, a Associação Comunitária Castainho e Adjacência, está programando para os dias 14, 15 e 16 de maio, mais uma festividade. Trata-se da 24ª Festa da Mãe Preta que celebra a resistência dos remanescentes do Quilombo dos Palmares e homenageia a Mãe Terra. O evento conta com o apoio Institucional da Prefeitura de Garanhuns.

A tradicional Festa da Mãe Preta envolve apresentações artístico-culturais das seis comunidades quilombolas registradas em Garanhuns, além de shows e oficinas culturais. Atrações como Quilombo Axé, Nação Negra, Vozes do Quilombo, Afro Estrela e Negra’titude fazem parte da programação junto com Forró Pegada de Ouro, Forrozão Sem Limite, Djair e Banda, entre outros artistas locais.

A festa da Mãe Preta foi oficializada em 1986, mas já acontecia na Serra da Barriga (sítio histórico onde se localizava o Quilombo dos Palmares no Estado das Alagoas), com o nome de Festa do Quilombo em homenagem a mulher mais velha do grupo, a chamada Mãe Preta. A festa era restrita a comunidade. Depois que os negros se refugiaram no Castainho voltaram a realizar a festividade com o nome de Festa da Mãe Preta, aberta ao público, que pode prestigiar toda cultura negra dos remanescentes.

PROGRAMAÇÃO

14 de maio (Sexta-feira)
20h – Apresentação das Oficinas
20h:30min – Nação Negra
21h – Vozes do Quilombo
22h:30min – Forró Top Less
00h:30min – Djair e Banda

15 de maio (Sábado)
20h – Quilombo Axé
20h:30min – Afro Estrela
21h – Castelo Branco
21h:30min – Forró Pegada de Ouro
23h:00min – Forrozão Sem Limite

16 de maio (Domingo)
17h – Bingo
19h – Negra’titude

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.