sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Abertas inscrições para segunda etapa do Programa em Gestão Empresarial e Ambiental para o APL de Confecções

Estão abertas as inscrições até o dia 17 deste mês para a segunda etapa do Programa de Capacitação em Gestão Empresarial e Ambiental para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções do Agreste de Pernambuco. As inscrições gratuitas podem ser feitas na sede do Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru, unidade da rede de centros tecnológicos gerenciada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Esta segunda etapa prevê a realização de um mini curso, com 45 vagas limitadas, cujas aulas acontecerão às quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, no horário das 18h30 às 21h30.

O programa é executado pela UFPE/ Centro Acadêmico do Agreste, em parceria com o Itep,e financiado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Superior (Sesu). Sob a coordenação da docente Sávia Gavazza, as ações são voltadas para a capacitação dos profissionais envolvidos na produção de bens e serviços, visando a aprimorar os processos administrativos e produtivos, o que deverá ser traduzido em benefício ambiental à região.

São três etapas: o Projeto de Capacitação em Gestão Empresarial, primeira fase já concluída; a segunda etapa, com o inicio previsto para o dia 18 deste mês, é o Projeto de Capacitação em Gestão da Produção e Segurança do Trabalho, que enfoca o controle da produção e de sua qualidade, e a segurança ao trabalhador, princípios esses negligenciados por algumas empresas da região. Os participantes receberão certificado emitido pela UFPE/Campos Agreste.

O último módulo é o Projeto de Gestão Ambiental, com previsão para o início da aulas em outubro/novembro deste ano.Cada projeto tem carga horária de 50 horas e realização em períodos diferentes, o que permite ao aluno participar de um ou dois projetos, ou do programa completo.

Os minicursos são ministrados através de aulas expositivas e práticas, buscando a participação do estudante por meio de leituras de textos selecionados, debates, trabalhos individuais e em grupo. Também são programadas visitas técnicas a empresas certificadas com relação à qualidade e/ou gestão ambiental.

O Programa de Capacitação em Gestão Ambiental utiliza os espaços do Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA/UFPE), para realização de aulas práticas e para dar suporte ao monitoramento ambiental. Além de salas de aula, a UFPE/CAA possui recursos como lousa, computadores, retro-projetores e data-show para a realização das aulas e palestras.

Mais informações sobre o programa de capacitação e inscrições:

Centro Tecnológico da Moda – (81) 3701-1101. Rua Dalto Santos, 319 – São Francisco – Caruaru – PE.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.