segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Anotações sobre as eleições visando 2012

Tive o prazer de passar o final de semana no trabalho de cobertura para a 87 FM, e acredito que o resultado da equipe foi muito positivo. Sob a coordenação de Eugênio Sobrinho e ao lado de Gilson Santos, que nos trouxe informações de vários cantos da cidade, entrevistando delegados, juízes, eleitores, polícia federal, o prefeito Luiz Carlos, o ex-prefeito Silvino, quando estavam em visitas às seções eleitorais, entre outras autoridades, acabou por nortear a análise do transcorrer do dia.
.
Dois convidados enriqueceram o debate na rádio, os advogados Nilton Ayres e Tony Neto, que além da questão jurídica, pudemos avançar nas questões político/partidárias do processo eleitoral. Simão Silva também esteve presente, portanto um time de alto nível debatendo este 3 de outubro e as suas consequências para Garanhuns.
.
Um dos casos mais marcantes desta eleição foi a atuação das polícias na busca de coibir os abusos de compra de votos e boca de urna. Foi justamente nesta questão que tivemos o incidente que acabou por levar à prisão o vereador Zaqueu Lins. Noticiado pelas rádios.
.
Infelizmente o TSE não resolveu a questão sobre a Lei Ficha Limpa antes da eleição e por isso todo o país está no suspense. Espera-se que seja definido antes da diplomação, sob o risco de criar situações ainda mais polêmicas com a troca de deputados e outros cargos eletivos em pleno exercício do mandato.
.
A votação de Zé da Luz deve ser divulgada pelo TSE em menos de 30 mil votos, mas que, depois conseguindo sucesso no embate jurídica, deve lhe dar uma vaga na assembleia, pois os cálculos dos quocientes eleitorais serão refeitos e seu partido deve ampliar os eleitos de 2 para 3, e aí Zé seria o próximo da lista. Mas não será fácil!
.
Mesmo sem ser eleitos, os nomes de João Guido e de Sivaldo Albino foram motivos de elogios pela cidade hoje. Ambos tiveram votações parecidas, dentro e fora da cidade. Mas o fato de terem ultrapassado a marca dos 8 mil votos em Garanhuns foi de fato merecedor de uma análise mais aprofundada e discussiva sobre o papel dos dois na próxima eleição de prefeito.
.
Aliás, é nessa eleição que agora todo mundo está de olho. Izaías Régis virá com força, mas seria recomendável sua candidatura. É lógico que agora reeleito, ele teria todas as condições de buscar esta eleição. Mas essa possibilidade será estudada mais na frente, quando o quadro começar a ficar mais claro.
.
A questão da inelegibilidade também terá fundamental importância para as candidaturas postas para 2012, pois Zé da Luz e Silvino, dois potenciais candidatos agora estariam inelegíveis. E pode acontecer dessa conta aumentar nesses dois anos.
.
A influência do prefeito também é uma incógnita. É claro que qualquer prefeito com a administração pública facilita uma eleição, mas podemos dizer que há indícios de fogo amigo que pode dificultar a armação de um palanque único, ou até mesmo criar obstáculos à administração até a eleição de 2012.
.
Bem...... Bigode do Queijo teve 226 votos em Garanhuns para deputado federal. De repente surgiu uns cavaletes com sua propaganda política em plena Av. Rui Barbosa e parece que caiu nas graças de alguns eleitores. O cidadão trabalha realmente com queijo, tem um bigode quilométrico e mora em Capoeiras. Teve ao todo 1.236 votos. Uh lálá.
.
Outros candidatos de Garanhuns. Paulo Camelo encerrou com 1.443 votos no total em Pernambuco, e para estadual o Major Lucena teve apenas 404 votos.
.
Priscila Krause ficou na suplência, mas ultrapassou a marca dos mil votos em Garanhuns, que era esperado. Sua campanha de oposição às forças que hoje administram o Recife, o estado e o país acabou por dificultar não apenas a sua, mas toda a campanha oposicionista no estado. Por isso, até o quociente eleitoral cresceu em sua coligação devido ter feito poucos deputados.
.
Os evangélicos estão com tudo. Fazem uma campanha quieta, dentro das igrejas e elegem seus representantes. A Assembleia de Deus surpreendeu muita gente ao colocar o Presbítero Adalto entre os estaduais mais votados e o Pastor Eurico entre os federais. Mas é interessante como a cada eleição aparecem novos nomes na base evangélica. Outrora tivemos Cordeiro de Deus, Dilma Lins, entre outros, mas por falta de vocação política acabam por não conseguir facilmente suas reeleições. Conta também que os votos são das igrejas que definem os candidatos e não apenas daqueles que se candidatam. Quando perdem essa base dificilmente conseguem continuar na vida política.
.
Essa foi a campanha dos cabos eleitorais. Como está proibido um monte de coisas na campanha, acarretou que encareceu o apoio desses detentores de votos nas comunidades. Geralmente esse acordo é baseado na quantidade de votos que cada um teria a oferecer. Se esse cabo eleitoral tem um cargo eletivo como vereador ou prefeito, é claro que o acerto é maior, e eles podem coordenar a infra-estrutura de uma campanha aumentando a quantidade de novos cabos eleitorais, que têm seus "passes" fixados pelo poder de rapassar os votos de seu campo de influência. É mais ou menos por aí.
.
Izaías saiu deste dia 3 de outubro como grande vitorioso da eleição em Garanhuns, pois não foi divulgada a votação de Zé da Luz e consequentemente sua condição de eleito ou não. Houve carreata dos partidários de Izaías que demonstrou estar aliviado depois de uma campanha difícil.
Roberto Almeida registrou que Fernando Ferro mostrou que é possível ter votos sem precisar comprá-los. Somente em Garanhuns teve quase cinco mil e está reeleito. É importante que se diga que embora seja o líder do PT na Câmara dos Deputados neste atual governo Lula, Ferro tem mais aproximação ainda com Dilma Roussef, a quem conhece há décadas e com quem militou na esquerda dos anos 70.
.
Se todo mundo que foi bem votado em Garanhuns resolver se juntar por nossa cidade devemos ter uma legislatura favorável. Nomes como Ana Arraes, Humberto, Armando, Leonardo Dias, Rands, Claudiano Filho, entre outros, devem assumir um compromisso com nossa cidade e mostrar porque mereceram tantos votos por aqui.
.
Dilma não venceu no primeiro turno, e argumenta-se que foi devido a uma corrente de internet em que de forma mentirosa atribuía à candidata algumas notícias falsas. Não gosto de corrente na internet através dos e-mails. Muita gente repassa sem nem saber se aquilo que está repassando é de fato útil ou se é lixo eletrônico. Já falei sobre isso aqui!
.
Muita gente saiu derrotada das urnas. Algumas de forma avassaladora. Mas lembrem, em Política há sempre possibilidades de recomeços. Vejam no cenário nacional quantos exemplos existem.
.
Vou parar por aqui pois o post está muuuuito longo. Depois falo mais alguma coisa. Isto é porque fiquei devendo informações no blog do processo eleitoral em Garanhuns.
.
Antes, gostaria de agradecer as várias ligações e e-mails parabenizando a minha pessoa e ao blog pelo trabalho de informação durante o período eleitoral e principalmente na cobertura deste 3 de outubro, junto a 87 FM. Confesso que para mim e acredito para outros bloggers não deve ter sido fácil alimentar de notícias políticas suas páginas com o clima de adversidade eleitoral criado nesse período.
Vida que segue, e eu vou por aqui, dando continuidade a este trabalho. De verdade, aos muitos amigos que venho conquistando, obrigado! :)
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.