A Taça São Paulo de Futebol Junior é a maior competição no Brasil que acontece no mês de janeiro, e é a principal referência de descoberta de craques para o futuro. O torneio recebe mais de 60 equipes de todo o país, que se espalham por várias cidades do estado de São Paulo, e a grande final acontece no dia de aniversário da capital. A competição reúne os times de aspirantes de clubes tradicionais e outros mais desconhecidos do futebol nacional. Pernambuco estará representado por duas equipes... Dou um doce se disserem quais são.
Vamos lá... Os meninos que viajarão para São Paulo acalentando o sonho de serem descobertos por algum empresário ou de poder vestir a camisa de um grande clube brasileiro são os do Porto de Caruaru e os do Vitória, da terra da cachaça.
Fazem por merecer, mas todos perguntarão: E onde estão Santa Cruz, Sport e Náutico? Os dois últimos estão cumprindo uma suspensão de alguns anos por problemas na copa.
A falta dos três grandes clubes pernambucanos numa competição desta importância reflete-se no atual estágio do futebol pernambucano. Nenhum clube na elite nacional e o Santinha afundado na quarta divisão.
Boa Sorte a Vitória e Porto, que consigam trazer o inédito título de campeão da copinha para Pernambuco, embora saibamos a dificuldade que é enfrentar os grandes clubes brasileiros que investem de verdade nas categorias de base.