terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Exame da OAB - STF vai julgar a constitucionalidade.


Está no Portal MaisAB, ligado a TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo.

.

Será discutida no Supremo Tribunal Federal (STF), a dispensa de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obtenção de título de advogado. Essa foi a decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, que remeteu á Suprema Corte o processo em que dois bacharéis do Ceará, reprovados no exame, reclamam a inscrição na ordem.

O fundamento da discussão é constitucional, uma vez que trata da liberdade de trabalho, para Pargendler. O caso chegou ao STJ após o Conselho Federal e a seção Ceará da OAB contestarem liminar concedida pelo juiz Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que autorizou que os bacharéis fossem inscritos na OAB independentemente da aprovação no exame.

Na primeira instância, o pedido dos bacharéis foi negado, mas o juiz Vladimir entendeu que o Conselho da OAB não tem prerrogativa de editar lei exigindo aprovação no exame. O juiz também ressalta que a necessidade de se submeter à prova após a conclusão do curso de direito fere o princípio da isonomia, uma vez que em nenhuma outra profissão há esse tipo de exigência.
.

Fonte: http://www.maisab.com.br/noticias/nv/16678/STF,julgara,se,e,constitucional,dispensa,de,exame,da,OAB,para,exercicio,da,profissao,de,advogado,.html

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.