Diretores da Escola de Samba Unidos da Tijuca estiveram na semana passada em Pernambuco em audiência na Secretária Estadual de Turismo, no Recife, buscando apoio para transofrmar a história do Rei Luiz Gonzaga em enredo para o carnaval da escola, que integra a elite carioca. Em 2012, se comemora o centenário do Rei do Baião. A Unidos da Tijuca, que foi campeã recentemente, espera o apoio do Governo do Estado e de prefeituras como Caruaru e Exu.
Transmitido para todo o Brasil e muitos países no exterior, o desfile das escolas de samba, ampliariam as homenagens a Luiz Gonzaga, sendo quase a abertura dos festejos que devem contagiar Pernambuco durante todo o ano, já que o carnaval acontece no mês de fevereiro.
Participaram da audiência o diretor de Turismo da Unidos da Tijuca, Bruno Tenório, o presidente da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco, Sergio Aroucha, o diretor do Memorial Luiz Gonzaga, Mauro Alencar, o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, o secretário de Cultura de Exu, Francisco Robério Saraiva e o prefeito de Exu, Léo Saraiva.
Garanhuns é conhecida pela música "Onde o Nordeste Garoa", composição de Onildo Almeida e histórica interpretação de Luiz Gonzaga. Aqui ele merece bem mais que dar nome a uma festa, como têm sido feitas as homenagens na cidade.