Aproveitando a primeira vinda da presidente Dilma Roussef à terra do ex-presidente Lula, vamos aqui sugerir uma pauta às nossas lideranças políticas que estarão no encontro com a presidente e o governador Eduardo Campos, no Hotel Tavares Correia, quando a chefe da nação estará atendendo nossa gente.
São temas que podem impactar positivamente o desenvolvimento regional.
- Reativação do Distrito Industrial e investimentos em infra-estrutura para receber industrias.
- A Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural está funcionando sem condições técnicas. Faltam laboratórios, professores, equipamentos, entre outros investimentos necessários. Os alunos, professores e técnicos fizeram uma manifestação bastante interessante esta semana. Temos que garantir as condições necessárias para o pleno funcionamento da NOSSA UFRPE-UAG.
- Autorização pelo MEC para funcionamento do curso de medicina da FAMEG, que fechou no ano passado por falta de autorização do órgão. A FAMEG estará investindo em outros cursos na área de saúde, como nutrição, enfermagem e fisioterapia.
- Implantar em Garanhuns o Call Center da Caixa Econômica que pode gerar mais de 2 mil empregos diretos.
- Duplicação da BR-423, no trecho São Caetano-Garanhuns, que já é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo mas parece ter dado uma esfriada.
- Construir um Centro de Feiras e Eventos (pavilhão), para que possamos receber eventos de porte, que trazem milhares de pessoas, a exemplo do Centro de Convenções em Recife/Olinda.
- Agilizar a construção do prédio que irá abrigar o IFTE, que ficou parado durante mais de um ano devido a falência da construtora que ganhou a licitação.
- Autorizar a construção do Centro Tecnológico da Bacia Leiteira e Museu do Queijo, que devem funcionar no antigo prédio do Bom Pastor. O projeto já existe e, acredito, com valores já disponibilizados.
- Instalar teleférico do Cristo do Magano ao novo Parque Natural da Sementeira, com investimentos que tornem o local atrativo do ponto de vista ecológico e turístico.
- Modernização do Centro da Cidade, que se encontra envelhecido e precisando criar atrativos, tanto turísticos quanto comerciais. Seria um bom projeto para Garanhuns, inclusive tem sido tema frequente nos pedidos da CDL.
- Tornar o Festival de Inverno em patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A proposta já seguiu com o senador Raldolph Rodrigues e se tiver o apoio da presidente, será mais fácil aprovar no Congresso Nacional.
- Calçamento e saneamento dos bairros da cidade. A cidade em expansão exige o investimento em infra-estrutura. Bairros inteiros como Morada do Sol e Massaranduba ainda estão na lama.
- Esforços políticos no sentido de trazer para nossa região empresas geradoras de empregos e que possam impactar a economia regional, que vem perdendo força no estado nas últimas décadas, criando um êxodo dos nossos jovens que buscam melhores condições de trabalho em outras cidades.
O Agreste Meridional tem ficado para trás na participação econômica de Pernambuco.
.
Alguém tem mais alguma sugestão?