Até o dia 29 deste mês, a Secretaria de Assistência Social de Calçado está com matrículas para o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ProJovem Adolescente e Grupo da 3ª Idade Viver Melhor. O primeiro programa citado atende a crianças de sete a 15 anos; o segundo, a jovens de 15 a 17 anos; e o último, a pessoas com 60 anos ou mais.
Os pais que desejam ter o filho participando do PETI ou ProJovem devem ir até a Secretaria de Assistência Social, na Rua Vereador João Miguel, de sete da manhã às cinco da tarde. Os documentos necessários para a matrícula são: cartão do Bolsa Família, certidão de nascimento do filho, comprovante de matrícula escolar, certidão de casamento dos pais (ou certidão de nascimento do pai e da mãe, se não forem casados oficialmente) e comprovante de residência.
Para quem interessar o Grupo de Idosos, basta ir até o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), na Rua Pedro Cesáreo, e demonstrar o desejo de participar. É necessário, porém, que seja levado um documento que certifique a idade de 60 anos ou mais.
Para outras informações, está disponível o telefone da secretaria (87) 3793-1255 (ramal 200).
Ações dos programas
Além de trabalhos propostos pelos programas - como o acompanhamento de psicóloga e assistente social a todos ou como o reforço escolar do PETI - são promovidas atividades lúdico-pedagógicas e esportivas; visitas a museus, cinema, zoológico e pontos turísticos; oficinas de dança, etnias e saúde; aulas de informática, formação musical em orquestra e de flauta; e orientações para continuar os estudos e conseguir empregos. “No município de Calçado, tais ações estão sendo satisfatórias nos últimos anos: diminuíram o sedentarismo, a depressão, a mendicância, o trabalho infantil e aumentaram a interação social e um melhor posicionamento para buscar emprego e faculdade”, afirma a secretária de Assistência Social, Ana Paula Barros.