Existe um sentimento nas ruas pela renovação na Câmara de Vereadores de Garanhuns, mas ela muito dificilmente acontecerá. Como não houve o acréscimo permitido por lei que elevasse o número de cadeiras para até 19 representantes do povo, a Câmara Legislativa continua com apenas 11 assentos, o que dificulta a entrada de novos nomes na política local, por uma conta rápida e simples.
É lugar comum acreditar que dos 11 atuais vereadores, pelo menos cinco ou seis vão retornar, por vários motivos, ou porque realmente mostraram serviços à comunidade ou...
Têm já estruturas montadas, a máquina na mão, dinheiro pra gastar...
Assim, restariam outras cinco ou seis vagas.
Vamos trabalhar com a hipótese que retornem seis, ficam cinco restantes. Desses quantos são ex-vereadores? Estão bem próximos dessas vagas nomes como Cláudio Taveira, Daniel Silva e Sônia Moreno. Assim, não seria uma renovação, e sim um retorno.
Portanto, restaria apenas duas ou três vagas para os neófitos, abengados que desejem entrar na política com a pretensão de ser vereador em Garanhuns.
Vale a pena gastar tempo e dinheiro numa campanha para duas vagas de vereador em Garanhuns? Provavelmente pensaram nisto os vereadores quando não aumentaram a quantidade de representantes da edilidade garanhuense.