terça-feira, 29 de maio de 2012

Os grupos vão se montando para a campanha de Garanhuns


O que antes eram os partidos e seus pré-candidatos, aos poucos as conversas apontam para a convergência e os grupos vão se montando visando as eleições deste ano. Dois grandes blocos vão se destacando. Um é o que estamos sempre chamando de colegiado, pela expressão utilizada pelo próprio prefeito Luís Carlos, que congrega integrantes de vários partidos como Silvino Duarte e Aurora Cristina, ambos do PSDB, Julio César do PDT, Dimas Carvalho do PCdoB, Zé da Luz do PHS e Sílvio Sabino do PSC. Este bloco promete marchar unido até a campanha, e destes nomes devem sair o candidato a prefeito e seu vice.

Do outro lado, o deputado Izaías Régis também já monta seu palanque. Dentre tantas conversações, três merecem destaque. O PSDC acaba de confirmar o apoio, e tem em seus quadros o médico Alcindo Menezes, Audálio Filho, Neide e Jailson Brandão e Paulinho Brasileiro (presidente da CDL Jovem), dentre outros nomes respeitados na cidade. Outros dois bons nomes, além de levarem seus partidos, podem também compor a chapa. O ex-prefeito Ivo Amaral e o vereador Sivaldo Albino. Ambos estão lançados como candidatos a prefeito. O PSDC corre por fora para indicar o vice, pois não lançou um nome para prefeito e assim aparecer nas pesquisas. Isto conta na hora da escolha, embora não seja condicionante.

A situação dos oposicionistas Sivaldo e Ivo Amaral é parecida. São bem lembrados, mas não têm a estrutura que os outros grupos dispõem para enfrentar a campanha. Sivaldo já declarou que é candidato, mas abre mão desta condição se Silvino Duarte conseguir legitimar sua candidatura, aí passa a ser uma questão pessoal, pois neste exato momento estão em lados opostos.

As pesquisas apontam que Sivaldo seria o melhor vice neste momento, além de passar sua imagem jovem e coerente à chapa, ainda divide os votos que Silvino e Aurora teriam do outro lado, por ser um aliado histórico e fiel. Além disso, Sivaldo já tem em seu irmão Johny Albino, o seu candidato à Câmara Municipal.

É bom voltar a registrar que tanto Ivo Amaral quanto Sivaldo Albino são anunciados como candidatos a prefeito pelos seus partidos, PMDB e PPS, respectivamente.

No meio disto tudo tem o PT e o PSB. O Partido dos Trabalhadores ainda vai escolher seu candidato em reunião interna, mas caminha mesmo para ser Rosa Quidute. Algumas pessoas afirmam que o PT estaria entre a vice também de Izaías e a de Antônio João. E por falar nele, os coordenadores de sua campanha imaginavam que os partidos estariam em seu palanque por ser o candidato do governador. Não aconteceu e o ex-prefeito de Lajedo continua isolado. Tem tido enormes dificuldades de encontrar apoio. Por isto, o PT teria duas escolhas mais à frente, ou fica com Izaías, ou segue sozinho com candidato próprio.

Outras candidaturas como Paulo Camelo e Álvaro Fernandes seriam apenas partidárias, sem coligações. Dedé Seixas está desautorizado pelo seu próprio partido (PCdoB) em tratar de candidatura, mas recorreu a outra instância.

Muitos partidos com bons nomes ao legislativo, mas que não têm candidatos a prefeito, já estão conversando há alguns meses com os principais candidatos. São imprescindíveis, pois bons quadros de candidatos a vereador trazem votos de todos os lados.

Voltando ao colegiado. Neste momento as duas propostas mais fortes apontam para Silvino com Julio Cesar de vice, e Zé da Luz como deputado do grupo. A outra seria o ex-prefeito de Caetés para prefeito, com Aurora Cristina ou Júlio César de vice. O ex-secretário de saúde está prestigiado pela confiança que tem das três principais lideranças, Luís Carlos, Silvino e Zé da Luz.

A campanha não é de quem quer, é de quem se viabiliza. É por aí.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.