quarta-feira, 27 de junho de 2012

Luís Nassif no Festival de Inverno de Garanhuns

No dia 19 de julho , quinta-feira, haverá no Auditório Manoel Elpídio Melo na AESGA o Ponto de Debate: Painel de Comunicação Pública e na Mesa 1, o tema será: Comunicação e liberdade de expressão.

O debate contará com a presença de alguns dos maiores papas da blogosfera brasileira:
Luís Nassif (Jornalista e blogueiro);

João Brant (Coordenação Executiva do Coletivo Intervozes);
Ana Veloso (Fórum Pernambucano de Comunicação / Membro do conselho curador da Empresa Brasil de Comunicação – representante da Regional Nordeste);
Altamiro Borges /Rodrigo Viana (Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé);
Mediação: Inamara Melo (Fórum Pernambucano de Comunicação);

A debate terá início as 14h e segue até às 18h.

Para nós que fazemos parte deste mundo chamado BLOGOSFERA, esta é sem sombra de dúvidas uma palestra imperdível, já que nos últimos tempos muito tem se debatido sobre a liberdade de expressão que a cada dia que passa é mais ameaçada pelos mais diversos setores da comunicação onde predomina o sistema de comércio, centralização e exclusão da cidadania.

O sistema público de comunicação, poderia ser para nós um instrumento para mudar essa realidade,mas é incipiente no país. m bom exemplo disso é TV Pernambuco que não chega a todos os municípios e em boa parte deles onde consegue chegar a imagem ou o som são precários. Fora isso, não mostra o nosso estado e taõ pouco a nossa cultura como deveria.

No campo do jornalismo impresso, há uma predominância de veículos com posições políticas de direita e de centro, raros são aqueles que possuem um posicionamento progressista.A tomada de posição e partidarização dos veículos, é tanta que se você ler um deles, já sabe o que vai encontrar nos demais inclusive com o mesmo texto muitas vezes.

É importante, se lutar pela democratização da comunicação, pal sua pluralidade e diversidade, para que possamos ultrapassar barreiras e fazer diferença no que nos propomos a fazer.

Na blogosfera, não podemos ser mero reprodutores de notícias, é importante que estejamos abertos e atentos e bandeiras levantadas de movimentos sociais, que sejamos nós os incentivadores do debate a cerca dos mais diversos assuntos , por que este é o nosso papel, enquanto comunicadores.


fonte:
Blog FALANDO FRANCAMENTE da Arcogaranhuense Amannda Oliveira.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.