quinta-feira, 12 de julho de 2012

Quinteto Violado canta Gonzagão na primeira noite do Palco do Forró


O Quinteto Violado inaugura o Palco do Forró, sexta-feira (13), com uma apresentação afinada com a proposta desta 22ª edição do FIG, que homenageia o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

Quem quiser dançar não vai sair decepcionado, tampouco aqueles interessados em apreciar as canções imortalizadas pelo Rei do Baião. A inventividade do grupo na elaboração dos arranjos, assim como a intimidade com a obra de Luiz Gonzaga, permitem ao Quinteto explorar a versatilidade do legado gonzagueano.

“Vamos mostrar a obra de Gonzaga no que ela tem de mais expressivo poética e musicalmente: uma qualidade que encanta as mais diferentes platéias e que fica patente em canções como A Morte do Vaqueiro, Hora do Adeus, A Volta da Asa Branca e tantas outras. É também uma forma de destacar a importância dele para a música popular brasileira”, observa Marcelo Melo, violão, viola e voz do grupo.

Segundo Marcelo, a convivência com Luiz Gonzaga e as diversas ocasiões em que dividiram o palco serviram para definir a sonoridade do Quinteto. “Luiz Gonzaga possuía a sensibilidade observadora dos grandes artistas que habitaram nossos sertões. Através da sua sanfona e do seu comportamento alegre e brincalhão, incorporou a síntese do homem nordestino – festeiro, irreverente, conversador, gozador, lutador –, realçando com muita dignidade sua regionalidade”, analisa.

Dudu Alves, teclados e voz do Quinteto, acrescenta que a apresentação de sexta-feira será a primeira vez do grupo no Palco do Forró do FIG. “Por isso não podemos deixar na mão o público interessado em dançar. Não vai faltar xote e baião para gastar a sola do sapato”, avisa. Dudu destaca ainda que o cenário da apresentação no FIG contará com projeções de fotografias, incluindo imagens históricas do grupo ao lado de Gonzaga.
 
"O Quinteto foi um dos poucos artistas no Brasil que teve a oportunidade de realizar um circuito por universidades tocando a música nordestina com Luiz Gonzaga, foi um momento de convivência com muito aprendizado da obra de Gonzagão”, lembra.
 
O Quinteto sobe ao Palco do Forró à 1h40 da madrugada da sexta-feira (13) para o sábado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.