PAULO CAMELO - PSOL 50
O programa de hoje apresentou o candidato a vice-prefeito, Emanuel Alcântara, chamado de Manu durante todo o guia, que narrou um pouco de sua trajetória na cidade, colégios onde estudou, vida profissional, e hoje aposentado. Manu falou da distribuição do Plano de Governo com a população para ser cobrado futuramente, quando estiverem na prefeitura.
ZÉ DA LUZ - PHS 31
Mais uma vez dinâmico, com boas músicas e vinhetas, o programa tem sido objetivo, já que tem pouco tempo. O programa apresentou um tema para debate e apresentação de propostas. O que tornou o guia bastante propositivo.
Os locutores apresentaram populares que reclamaram da falta de segurança nos bairros da cidade, que sofrem com assaltos, estupros, drogas, etc.
Foram apresentados alguns tópicos do programa de governo de Zé da Luz para buscar resolver a situação.
-Criação de Secretaria de Defesa Social Municipal,
- Melhoria e qualificação da guarda municipal, pessoal, equipamentos e viaturas, para trabalhar integrada ao 9º BPM e não apenas na vigilância de prédios públicos, mas com atividades de segurança para a população, até com cães farejadores
- Monitoramento com câmeras 24h do centro da cidade, Av. Rui Barbosa, e vias de grande fluxo de pessoas. O projeto seria realizado através de convênios federais com o SENASP
- Programas sociais que tirem os jovens da marginalidade e ofereçam oportunidades. Investir em programas sociais e educação.
- Programas de ressocialização aos detentos da Cadeia Pública
Zé da Luz não participou do programa, que voltou a citar os apoios de Eduardo Campos e Lula, inclusive voltando a usar a fala do governador, que disse que o engenheiro faz parte do seu time de pessoas para colocar Garanhuns no ritmo de Pernambuco.
IZAÍAS RÉGIS - PTB 14
O programa de hoje trouxe vários depoimentos, tanto de populares nos vários bairros da cidade, quanto de apoios importantes em nível estadual.
No primeiro programa tivemos a participação do médico dr. Alcindo Menezes, que defendeu a candidatura de Izaías. Alcindo é um dos mais conceituados administradores na área de saúde do município. Hoje, outra figura muito respeitada deu seu depoimento, trata-se do dr. Antônio Coelho, que lembrou justamente o fato de Izaías estar cercado de pessoas bem intencionadas com a cidade e com muita vontade de trabalhar. ´
Tantos os moradores entrevistados quanto as autoridades política versaram sobre o mesmo tema, a conjunção de forças do governador, dos senadores, do ex-presidente Lula e da presidente Dilma à candidatura de Izaías Régis. Foi assim na fala do deputado Federal Fernando Ferro.
O pronunciamento mais contundente foi do senador Armando Monteiro, que defendeu a necessidade de Garanhuns reassumir seu lugar de destaque no estado, e se impor como Polo de Desenvolvimento Regional. Armando afirmou que com o time unido, Garanhuns terá mais oportunidades para geração de emprego e renda.
A fala do ex-presidente Lula entrou como recorte, falta a fala de apoio ao candidato.
A candidata a vice-prefeita, Rosa Quidute, reforçou seu discurso carismático, com expressões como sensibilidade, carinho e todos tratados com igualdade. Rosa expressa na campanha a força da mulher.
Tivemos uma primeira participação de artistas no guia eleitoral, foi o multiartista e radialista, cantor e compositor Zezinho de Garanhuns, que fez uma toada para o candidato e sua vice. Acho que não tocou toda, seria melhor que a música/vinheta repetitiva de todo o programa. Aliás, o guia de Izaías precisa de vinhetas e jingles, pois está insistindo numa mesma em 15 minutos no ar.
Como propostas, o programa foi mais enxuto, no finalzinho sugeriu aos ouvintes a criação de um Polo Industrial, uma Unidade de Saúde da Mulher e Internet Grátis para toda a cidade.
O programa acabou sendo mesmo para reforçar o engajamento das principais lideranças do estado na campanha de Izaías Régis.
Para finalizar, apoios populares em Miracica, Cohab II e Boa Vista.
Assim como Zé da Luz, Izaías não falou no programa de hoje.
SILVINO DUARTE - PSDB 45
O programa desta sexta-feira mais uma vez foi quase uma dobradinha dos locutores com o próprio Silvino, que mostra o que foi feito em sua época à frente da prefeitura, e depois comenta os pontos do novo programa de governo. Tem funcionado bem. Ao contrário do de Izaías que foi recheado de participações, tanto de pessoas anônimas quanto de lideranças políticas, o de Silvino tem apenas os locutores e o candidato, porém tem sido dinâmico. Talvez até porque não tenha os fortes apoios que tem o deputado.
O tema de hoje foi a saúde.
Silvino afirmou que criou diversos postos de saúde, na cidade, nos distritos e na zona rural, triplicou a distribuição de remédios, criou a Farmácia Básica e o NASG, com atendimentos em diversas especialidades.
O ex-prefeito disse que em sua época era assim, e disse que vai ser assim. (Não está sendo assim?)
Entra a vinheta "Compromissos de Silvino", aí vêm as propostas.
- Quadro fixo de médicos, enfermeiros, técnicos e odontólogos nos postos de saúde, clínicas e Hospital Municipal.
- Dentistas em todos os postos de saúde.
- Transformação do Hospital Municipal para atendimentos de urgências médicas e pediátricas, desafogando o Hospital Dom Moura.
- Mais remédios para a população. "Não basta ter o atendimento, tem que ter o remédio, principalmente os controlados".
- Convênios com laboratórios e clínicas particulares para agilizar o atendimento. Tem casos que não se pode esperar por uma simples consulta.
- Criação de duas Policlínicas, com serviço ambulatorial em várias especialidades. As unidades serão construídas nos bairros da Boa Vista e Indiano, onde há maior demanda e carência de serviços atualmente.
- 6 Novas equipes do programa de Saúde na Família.
- 16 Equipes de Saúde Bucal.
- Criação da Central de Atendimento por telefone, onde as pessoas poderão inclusive marcar suas consultas.
- Aquisição de um Consultório Odontológico Móvel para atender a população da Zona Rural.
E Ponto Final.
Para ler o resumo do programa anterior, clique no marcador GUIA ELEITORAL logo abaixo.