quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Campeonato Pernambucano 2013 tem fórmula bisonha

O título do post é nosso, mas a matéria transcrevemos do Blog do Torcedor, do Portal NE10.
.


A fórmula do Campeonato Pernambucano 2013 já está pronta. Após Conselho Arbitral, realizado nesta quarta-feira (8), na sede da Federação Pernambucana de Futebol, ficou definido que o Estadual será disputado em dois turnos, sendo o primeiro somente com nove equipes, excluindo os times classificados para a Copa do Nordeste (Santa Cruz, Salgueiro e Sport). Serão oito jogos de ida. No segundo, participam todas as equipes também em jogos de ida, onze ao todo. Os quatro melhores desse segundo turno se classificam para as semifinais e finais. Serão partidas de ida e volta na fase final com vantagem para a equipe com melhor campanha. Quem ficar em primeiro, por exemplo, joga por dois empates e decide em casa. O critério do gol fora não contará.

Em tese, o primeiro turno servirá apenas como uma pré-temporada de luxo para as nove equipes. Nenhum time será rebaixado. A única bonificação é o direito de jogar mais jogos em casa para os três primeiros do turno inicial. Esses três junto com Santa Cruz, Sport e Salgueiro jogarão seis jogos em casa e cinco fora no segundo turno. A pontuação da primeira fase não é cumulativa.

As quatro equipes que ficarem em último no segundo turno brigam contra o rebaixamento. Do quinto ao oitavo, brigam por uma vaga na Copa do Brasil. Tudo será decidido em processo de mata-mata.

Um fato que causa estranheza é que o quarto colocado não terá vaga na Copa do Brasil, enquanto o quinto pode ter caso vença a fase disputada entre quinto, sexto, sétimo e oitavo. As outras vagas de Pernambuco na competição nacional ficam com os três primeiros, que também garantem participação na Copa do Nordeste de 2014. Haverá uma disputa de terceiro e quarto lugares para definir a classificação final do torneio.

Somente um time poderá ir para a Série D. O Salgueiro, rebaixado esse ano, já tem vaga garantida.

A nota lamentável desse conselho arbitral fica por conta da pouca divulgação. A imprensa mal sabia do evento. Verdade seja dita que o site da FPF tinha o anúncio. No entanto, é muito pouco. Fica parecendo que a federação não desejava a publicidade da nova fórmula. Bola fora.
.
AGORA COMIGO: Um campeonato que o primeiro turno não serve pra nada. E onde é melhor ser oitavo colocado que quarto. É claro que o quarto terá disputado as semi-finais do pernambucano, mas o oitavo tem chance de pegar uma Copa do Brasil. Como a ideia é esvaziar o estadual, é melhor pensar em competições nacionais mesmo, como vem fazendo o Salgueiro.

Um campeonato que se tem que explicar como vai ser feito, cheio de detalhes, é complicado para o torcedor entender, acompanhar e se apaixonar.

E o rebaixamento? Os quatro últimos disputam, mesmo que ao final de 20 rodadas o 9º colocado tenha colocado 30 pontos de vantagem no lanterna da competição, portanto, para quem vai se preocupar contra o rebaixamento, basta deixar para gastar com bons jogadores para os seis últimos jogos, e usar os 20 primeiros para treinar para o quadrangular da morte.

A metade do campeonato do Campeonato Pernambucano 2013 não tem significância. É isto aí! E falavam das fórmular do finado Carlos Alberto Oliveira!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.