Registro de reunião com o governador, ao lado de Armando Monteiro e Mário Ricardo, prefeito de Igarassu |
No ano passado, um grupo de blogueiros resolveu ouvir os pré-candidatos a prefeito de Garanhuns, e assim estivemos com Givaldo Calado, Antônio João Dourado, Sivaldo Albino, Rosa Quidute, Paulo Camelo e Izaías Régis. Buscamos agenda com Silvino Duarte e Zé da Luz, mas não conseguimos. Estivemos também com o então prefeito Luiz Carlos.
Agora, passado todo o processo eleitoral, e com os primeiros dias da gestão Izaías Régis, resolvemos retornar com este tipo de entrevista coletiva, que na verdade é mais um bate-papo sobre tudo. Já estivemos em Saloá e Caetés também, já este ano.
Era final de tarde quando Izaías Régis recebeu em seu gabinete Roberto Almeida, Kleber Cisneiros, Waldéria Santana e Robson Ferreira, além, claro, do titular deste blog. Wagner Marques e Calvino Brasil, atarefados e já sem atualizar seus blogs foram ausências sentidas.
ELEIÇÃO 2012
A princípio, uma rápida avaliação da campanha eleitoral. Izaías afirmou ter sido uma campanha difícil que se tornou fácil no final, devido à desistência de Silvino Duarte e ao conjunto da sociedade ter entendido sua proposta de união. Izaías afirma que esteve na liderança em todas as pesquisas que encomendou. Mas reconhece a importância do ex-prefeito e o compromisso administrativo, por isto, a qualquer tempo, Silvino poderá assumir uma função no governo, porém, como um secretário igual aos outros. Falou do início da campanha quando participou do movimento contra a entrada de Antônio João, e acha que naquele momento já poderia ter acontecido a grande união, mas cada um acabou partindo para seus projetos pessoais.
SEUS CANDIDATOS EM 2014
Izaías já tem definidos alguns dos seus candidatos em 2014. É claro que para governador estará com Armando Monteiro, e para Deputado Federal segue com Jorge Corte Real. Para presidente, caso Eduardo Campos seja candidato, Izaías diz que todo pernambucano deve acompanhar o governador. E para deputado estadual, Izaías disse que ainda não tem o nome, mas que deve ser um nome de Garanhuns para o Agreste Meridional, com experiência e que tenha vontade de entrar na vida pública. Mas isto só vai decidir em janeiro de 2014. O prefeito disse também que terá apenas um candidato, pois no seu entendimento a cidade só tem votos para eleger um deputado estadual. "Tenho bases ainda fora de Garanhuns, por isto vamos apresentar um nome ao Agreste Meridional".
HERDEIRO POLÍTICO
Reforçando várias vezes e pedindo aos blogueiros que não dêem margem a boatos de candidaturas de seus familiares. "Nem minhas filhas nem Socorro. Não terei candidato dentro da minha casa. O político sou eu. Vamos buscar uma pessoa que represente esta região e trabalhar para fazer nosso deputado em 2014, mas não será nenhum parente do prefeito." - Afirmou enfaticamente Izaías Régis.
AMUPE
Segundo Izaías, o convite para fazer parte da chapa única, sendo o vice de José Patriota (Afogados da Ingazeira), na Associação Municipalista de Pernambuco, partiu do próprio Palácio do Campo das Princesas, e se dá pela representatividade da região na entidade. Vale lembrar que Izaías é também o vice da CODEAM, e para não perder a brincadeira, é bom lembrar que o prefeito é alvirrubro. Izaías considera muito importante participar da AMUPE pois é um momento de união e de representatividade, para que juntos possam debater alternativas para o desenvolvimento do estado, principalmente o interior.
ADMINISTRAÇÃO
Izaías se disse satisfeito com o início de governo e com a equipe que montou. "Não temos secretários viciados de governos anteriores. Temos uma equipe que está aprendendo e quando estiver pronta, com a cara do governo, daquilo que queremos, Garanhuns vai deslanchar" - afirmou otimista.
Izaías pediu a cada secretário que escolhesse três prioridades para 2012. "Não adianta querer fazer tudo com as limitações que temos neste início de governo, então vamos priorizar o que temos de mais urgente e importante."
O prefeito confirmou a criação das secretarias da Mulher, Juventude, Segurança Cidadã e Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Quanto a Cultura, disse que ainda não tem o nome, mas que tem uma diretora. A pasta que vai tratar dos deficientes será adjunta a Direitos Humanos e Cidadania, que já existe. Contudo, Izaías não quis tratar de nomes e nem de prazos, pois segundo ele não tem receitas no orçamento para estas secretarias nem poderá suplantar receitas de outros órgãos ou de outras secretarias.
Um novo organograma funcional será feito de toda a prefeitura e suas secretarias para colocar os cargos corretos em cada setor.
O prefeito tem feito um esforço para economizar e quer ter em junho, ou julho, em caixa, algo em torno de 6 a 7 milhões de reais.
ENCONTRO COM O GOVERNADOR
Izaías esteve nesta segunda-feira, 18, com o governador Eduardo Campos, acompanhado do senador Armando Monteiro. Uma reunião de trabalho que trouxe muitos dividendos para a cidade. Izaías levou seis projetos, e fez questão de enfatizar que foram projetos prontos, com valores e tudo de engenharia e arquitetura, e não apenas ofícios como no passado. Dos seis, três já ficaram com o governador para que ele possa buscar meios de viabilizar. Ficou mais fácil quando Izaías colocou o município como parceiro, dando contrapartidas, até no Festival de Inverno.
Os três projetos são estruturais. Izaías pediu a desapropriação de 100 hectares de uma área da cidade para a implantação do novo Distrito Industrial. Pediu também a reestruturação da CEAGA e 100 mil m² de pavimentação. O governador prometeu analisar e dar respostas em breve. Conversaram 40 minutos sobre tudo de Garanhuns. Se existia algum resquício de alguma coisa do passado entre prefeito e governador, parece que ficou no passado mesmo...
FAMEG
Izaías pediu também pela FAMEG, com o apoio do senador Armando Monteiro. Eduardo disse que tem todo interesse no funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns e na próxima semana estará pessoalmente com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, acompanhado de Armando, em Brasília, para se informar da situação da instituição de ensino e pedir providências para sua autorização.
FESTIVAL DE INVERNO
Izaías cobrou do governador maior participação decisória de Garanhuns na realização do Festival de Inverno, mas para isto quer dar uma contrapartida maior, e pretende ter R$ 2 milhões de reais para investir no Maior Evento Multicultural da América Latina. Izaías prometeu tratar o artista de Garanhuns com o respeito que este merece e dar maior visibilidade. "Garanhuns vai ser parceiro do Governo do Estado, e não apenas apoio como tem sido nos últimos anos" - afirmou. Izaías lembrou vários artistas que começaram ou impulsionaram suas carreiras em seus festivais como Andrea Amorim e Wellison Viana.
OUTROS EVENTOS
A volta da FEMUARTE é mais difícil, pois o investimento é maior, segundo o prefeito, que contou como surgiu a ideia de fazer o evento que premiava as melhores composições originais e que no auge chegou a receber quase quatro mil inscrições e artistas de todos os estados do Brasil. A inspiração surgiu na Espanha, ao assistir um festival similar.
O Festival JOVEM GUARDA volta, e já acontece este ano, nos meses de outubro ou novembro.
Segundo Izaías, Garanhuns pode ter quatro grande eventos por ano, sendo o Jazz, o FIG, o Jovem Guarda e ainda tem espaço para outro. O Natal deve ser rediscutido, pois Izaías quer torná-lo mais familiar e utilizar a Av. Aanto Antonio. Aliás, o prefeito avalia em R$ 5 milhões o investimento para reestruturar e modernizar o centro comercial de Garanhuns.
O Jazz foi muito comemorado pelo prefeito.
foto: Eduardo Braga