terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

LIVRO SOBRE O COMUNISMO EM GARANHUNS

Recebi este e-mail, endereçado aos fundadores do Instituto Garanhuns, e por sua relevância histórica para nossa cidade, faço questão de compartilhar da excelente notícia. Transcrevo na íntegra:
.


Prezados amigos do querido Instituto Garanhuns,

Em primeiro lugar, saudações a todos pelas recentes conquistas!!! Que muitas outras ainda sucedam, em benefício da memória e da milionária cultura da Terra de Simoa!

Ao ponto: É com grande satisfação que lhes trago a boa nova de que a Editora da UFPE, em uma iniciativa sobremodo condizente com a qualidade de seu programa editorial, e de particular interesse para os cultores da História de Garanhuns, como suponho seja o caso dos nobres colegas, acaba de publicar na forma de livro a excelente dissertação de mestrado "Construções do Medo: A Ameaça Comunista em Garanhuns-PE (1958-1964)", defendida por Erinaldo Vicente Cavalcanti em 2009 perante a Banca do Programa de Pós-Graduação em História daquela Universidade.

A dissertação, ora convertida em livro, enfoca a atuação do anticomunismo em Garanhuns no período crítico para essa questão, que vai do Governo JK até o Golpe Militar, explicitando como se forjou na cidade - um microcosmos do que acontecia no Brasil - uma atmosfera de medo, a concorrer para uma verdadeira conspiração contra os simpáticos à causa marxista.

Para fundamentar suas conclusões, Erinaldo faz uma cuidadosa análise das atas do Legislativo Municipal naquele período, bem como das reportagens anticomunistas publicadas em diversos jornais, mas sobretudo em O Monitor, por ele considerado o principal meio de divulgação das teorias conspiratórias.

A obra chega a público com o título de "Relatos do Medo: A Ameaça Comunista em Pernambuco (Garanhuns, 1958-1964)", e pode ser facilmente adquirida através do site da Editora:

PARA COMPRAR:
http://www.edufpe.com.br/virtualstore/produtos.asp?produto=682

Sem mais para o momento, despeço-me, com cordiais cumprimentos.

Ígor Cardoso

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.