domingo, 10 de março de 2013

Sessão Solene marca Dia da Mulher e 202 de Garanhuns na Câmara Municipal






Do facebook do presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Audálio Machado Filho, trazemos o registro da Sessão Solene que comemorou o Dia da Mulher e resgatou historicamente o dia 10 de março de 1811, em que a então Vila de Garanhuns, com status de cidade, foi criada pela corte de portugal. O registro histórico foi encontrado pelo professor José Cláudio Gonçalves, presidente do Instituto Garanhuns, que em sua palestra apresentou o documento e fez um registro histórico dos acontecimentos, sem desmerecer as demais datas comemorativas de nossa cidade. Pelo documento apresentado, Garanhuns completa neste domingo 202 anos de município.

Destaques da noite, além do pronunciamento do historiador, para as belas homenagens, como a feita a Claudia, motorista da São Cristóvão, e as várias citações ao ex-deputado José Cardoso, inclusive registrando a presença da ex-vereadora Margarida Cardoso. Aliás, muitas outras mulheres foram homenageadas, como as três vereadoras, Carla Vilaço, Luzia da Saúde e Nelma Carvalho. O prefeito poderia ter aprofundado a questão dos investimentos que serão feitos como a Clínica da Mulher, que deve funcionar no antigo Hospital Municipal Santa Terezinha, inclusive a Secretaria destinada às mulheres, que terá Eliane Simões como titular, e que ainda não foi criada por conta da falta de dotação orçamentária. Entretanto, no registro histórico cultural, foi bastante elogiada a doação do Casarão de Souto Filho para funcionar como sede do Instituto e futuramente o Museu da Cidade.

A Secretária de Eduacação do Município, Janecélia Marins, ministrou palestra enaletecendo o papel da mulher na sociedade. Gonzaga de Garanhuns declamou dois cordéis, um com a temática do dia da mulher e outro com os fatos históricos de nossa cidade. Rosa Quidute, primeira vice-prefeita de Garanhuns também falou aos presentes.

A sessão foi prestigiada por diversas autoridades, lideranças políticas e sociedade em geral. Ao final, um elogiado serviço da Empório Buffet.

A diretoria do Instituto Garanhuns esteve em peso prestigiando o evento, e como diz seu slogan, fazendo história!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.