No último sábado, a empresa de ônibus intermunicipal JOTUDE teve sua movimentação suspensa provisoriamente no TIP - Terminal Integrado de Passageiros na capital pernambucana. A decisão do órgão estadual responsável por fiscalizar e coordenar as ações foram motivadas pela falta de compromissos da empresa em resolver irregularidades constatadas, cujo prazo era de quinze dias.
O órgão a que nos referimos é o EPTI - Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, criada em 2011, para melhor controlar o sistema estadual.
O vereador Audálio Ramos Filho, presidente da Câmara Municipal, apresentou o Requerimento Nº 339/2013 de 30 de abril de 2013, solicitando ao Secretário de Transporte do Estado e a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, auditoria e intervenção nos serviços prestados pelas empresas SOCICAM e JOTUDE no terminal Rodoviário de Garanhuns, bem como a revitalização do referido terminal.
Esta semana, o vereador recebeu o Ofício Nº 042/2013/DP-EPTI, que responde o seu Requerimento, fazendo inclusive a leitura na reunião ordinária da última sexta-feira, 21. Diz o órgão estadual que atendendo a solicitação de Audálio Filho, foi feita uma reunião com a empresa que administra o terminal rodoviário e que ainda nesse mês de junho será dado início aos serviços de requalificação física do terminal, bem como a melhoria dos serviços prestados aos usuários.
E em relação à JOTUDE, no dia 03/06/2013 a EPTI notificou a referida empresa de transporte, concedendo um prazo de 15 dias para a JOTUDE sanar todas as falhas e transgressões, com risco da empresa perder a permissão de operar a linha.
No sábado, 22, portanto findo o prazo concedido, a empresa foi impedida de circular saindo de Recife, onde teve seis ônibus parados com a ordem da fiscalização estadual.
Todo este processo também foi encaminhado ao Secretário Isaltino Nascimento pelo vereador de Garanhuns.