O anfitrião Genivaldo Menezes, prefeito reeleito de Águas Belas foi um dos primeiros a falar e destacou a importância da caravana e do fortalecimento do partido no estado, sem esquecer o mal estar entre o governo do PT e o “aliado” PSB, do governador Eduardo Campos. “É preciso discutir e avaliar esta situação onde o PSB é aliado por um lado e lança candidato de oposição à presidência pelo outro”, sugeriu o prefeito Genivaldo.
O Senador Humberto Costa destacou a participação dos municípios do ato e destacou que a união é primordial para o PT continuar governando o Brasil. Ao todo, 20 municípios participaram do ato. São eles: Angelim, Bom Conselho, Brejão, Correntes, Calçados, Capoeiras, Garanhuns, Jucatí, Jupí, Jurema, Iatí, Itaíba, Lagoa do Ouro, Lajedo, Paranatama, Palmerina, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.
Um dos mais importantes tópicos da pauta – que ainda inclui o PED 2013 e conjuntura eleitoral, a campanha pela reforma política também será debatida nos encontros. O princípio maior do projeto é coletar assinaturas, por meio de abaixo-assinado, para votar a reforma, que defende o financiamento público de campanhas eleitorais. Segundo o presidente do PT Estadual, Pedro Eugênio, “esse projeto irá diminuir a corrupção durante os processos eleitorais.”
O Partido dos Trabalhadores pretende recolher 1,5 mi de assinaturas em todo o País. Para Pernambuco, o partido tem como meta, 100 mil.