quarta-feira, 12 de junho de 2013

UPE: Pernambuco comemora 22 anos da Sua Universidade



Por mais de duas décadas em que o mundo mudou sob a égide do conceito de desenvolvimento autossustentável, a Universidade de Pernambuco (UPE) vem demonstrando que a sua missão permanece válida e desafiadora para a qualidade de vida pernambucana.

Já temos história para contar dos sucessivos gestores que dirigiram esta Universidade e das gerações de protagonistas da comunidade universitária. A UPE, que nasceu “multicampi” e com presença de leste a oeste do Estado de Pernambuco, expandiu suas ações, capilarizou seus projetos em todas as regiões de, praticamente, todo o Estado, destacando-se as unidades de educação e educação e saúde com sede no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina e Palmares, que atendem demandas interestaduais.

Frente a uma série crescente de desafios à sua responsabilidade social, a UPE conquistou a tão sonhada GRATUIDADE dos alunos da graduação, a diversificação de cursos de graduação e expansão de programas “stricto sensu” (Mestrado e Doutorado) nas unidades dos campi do Recife, além de projetos em andamento de criação de novos programas em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

Em relação ao alvorecer da UPE, processos novos permeiam a comunidade acadêmica com questões contemporâneas como: educação a distância, gênero, problemas geracionais (como criança, juventude e idosos), sexualidade, afrodescendente, indígena, drogas, prostituição, diversidades e identidades sociais ocupam debates, estudos e pesquisas da Universidade.

A internacionalização também vem ampliando o leque de parcerias e intercâmbios com Universidades de países latino-americanos, europeus e asiáticos.

No compasso do novo milênio, a UPE reformou seu Estatuto, requalificou seu Regimento Geral e aprovou seu Código de Convivência, colocando-se na vanguarda do contexto universitário nacional.

Parabéns Comunidade Universitária!!! Parabéns Sociedade Pernambucana!!!



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.