Francisco andou de carro popular pelo Rio de Janeiro |
Um cheque de 20 mil euros (cerca de R$ 60 mil) doado pelo papa Francisco ao Hospital São Francisco, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, será usado para a criação de uma sala de estabilização para atender pacientes que sofrem com problemas ligados à saúde mental, principalmente a dependência química, no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, PAI–Papa Francisco, que será inaugurado até o final de agosto.
A unidade de saúde foi um dos locais visitados pelo pontífice durante sua passagem pelo Brasil. Inicialmente, a sala não estava prevista na reforma feita pelo hospital.
Segundo frei Francisco Belotti, superintendente do hospital, a sala oferecerá um ambiente seguro e equipado para pacientes considerados em estado grave, além de fornecer um tratamento intensivo em quadros onde o dependente químico se encontra em um nível alto de intoxicação por substâncias, como álcool ou droga.
O PAI é considerado o principal legado social da Jornada Mundial da Juventude. A ideia original era que o local fosse inaugurado durante a visita do papa Francisco ao hospital, mas a previsão é de que o local só seja inaugurado no mês que vem.
O PAI ocupará um prédio de quatro andares no complexo hospitalar e está orçado em cerca de R$ 2,5 milhões.
Todos os 80 leitos de internação planejados deverão estar funcionando até o fim do ano, segundo a administração do hospital.