O blog do Jornalista Jamildo Melo, do sistema Jornal do Commércio, trouxe os dados de uma pesquisa que revela a importância do FIG na economia de Garanhuns. Confira:
Uma pesquisa realizada no final de junho pelo Instituto Fecomércio-PE, junto a 351 estabelecimentos, dos quais 86,6% encontram-se no setor do comércio, com maior representação no ramo de bens de consumos semiduráveis (33,6%), onde se destaca o segmento de vestuário e tecidos (23,9%), apontou que o clima ameno é o fator que mais atrai turistas para o município durante o FIG, com 65,8% das respostas apontando nesse sentido, proporção que nos serviços corresponde a 61,7% e no comércio a 66,4%.
Nos últimos anos o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) consolidou-se como um dos principais eventos do estado. Além de artistas locais, regionais e nacionais, o evento tem atrações como oficinas, peças de teatro e demonstrações da cultura popular, além de oferecer outros atrativos.
Para o comércio, outro atrativo procurado pelos turistas é a estrutura física montada na cidade; já os empresários e/ou gerentes do ramo de serviços consideram que o que leva os turistas a visitar a cidade são as atrações artísticas e shows.
De acordo com os gestores pesquisados, a limpeza da cidade, o bom atendimento ao turista, a segurança e a oferta de hospedagem são os fatores que mais se destacam durante a realização do FIG.
Por outro lado, ressaltam como aspectos críticos a baixa disponibilidade de estacionamento e a divulgação do evento, que na opinião de muitos entrevistados deveria ser feita pelo menos um mês antes do Festival, e não a poucos dias do seu início, como vem ocorrendo.
Questionados se as empresas colaboravam de alguma forma para o sucesso do FIG, quase ¾ dos estabelecimentos pesquisados responderam que não...
Para continuar lendo, clique aqui.