terça-feira, 16 de julho de 2013

Tem início a SBPC Educação em Garanhuns‏ com cursos na UPE

Fábio Formiga (Vice da UPE), Marcelino Granja (Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado), Clovis Gomes (Diretor da UPE, Carlos Ubiraja (Professor UPE) e Pedro Falcão (Pró-Reitor da Universidade de Pernambuco)



A noite desta segunda-feira, 15, marcou o início da SBPC Educação na Cidade das Flores. O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, que se prepara para receber os espetáculos de teatro durante o Festival de Inverno de Garanhuns, foi palco para pronunciamentos e apresentações de trabalhos, além de shows culturais.

A representante da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Rejane Mansur, fez a abertura oficial, com um pequeno histórico do evento e a agenda que tomará conta do estado nos próximos dias, quando acontece a SBPC Educação simultaneamente em Petrolina, Caruaru, Serra Talhada e Nazaré da Mata, além da capital pernambucana. 

Pedro Henrique Falcão, em nome da Universidade de Pernambuco, onde responde pela Reitoria de Administração, representando o Reitor Dr. Carlos Calado, falou da importância do evento para disseminar o conhecimento. A SBPC Educação ofertará, somente em Garanhuns, mais de 20 minicursos, palestras e seminários, e tem como público-alvo os professores das redes públicas estadual e municipal. Quase mil inscritos participarão das atividades.

O Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Dr. Marcelino Granja, reafirmou o papel do estado no investimento tecnológico e no saber científico. Lembrou que Eduardo Campos foi Ministro da Ciência e Tecnologia, e ressaltou os avanços nesta área que o estado vem percebendo no atual governo.

Várias autoridades estiveram presentes, como a Secretária de Educação do município, Janecélia Marins, que representou o prefeito Izaías Régis, os diretores da UPE Garanhuns e da UFRPE/UAG, Clóvis Gomes e Airon Melo, respectivamente, prof. Antônio Pereira, coordenador regional do evento, Cirlene Leite, Secretária de Cultura de Garanhuns, entre outros.

Após a mesa ser desfeita, o Professor Dr. Fábio Rocha Formiga, vice-diretor da UPE Garanhuns, apresentou palestra bastante elogiada em que versou sobre os avanços da ciência no Brasil.

A SBPC Garanhuns tem co-realização da UPE, UFRPE/UAG e AESGA, com a instituição nacional. As atividades acontecem exclusivamente nas salas da UPE.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS: A abertura da SBPC Educação em Garanhuns foi marcada pela música. Recebendo os convidados, na escadaria do Centro Cultural, a Banda Municipal Manoel Rabelo deu um show de versatilidade, tocando diversos ritmos nordestinos. Depois, já no palco, alunos da rede pública, em um quinteto de sopro, tocaram clássicos de nossa música.

Ao final, o forró e a alegria de Rogério Rangel tomaram conta do teatro. Com sua banda completa, Rogério tocou seu repertório de grandes composições em parceria com amigos como Nando Cordel e Petrúcio Amorim.

ATIVIDADES: A SBPC Educação acontece em cinco cidades do estado, nestes dias 16 e 17. A 65ª Reunião Anual da SBPC volta a se realizar em Pernambuco, em parceria com a UFPE e o Governo do Estado, depois de dez anos, no período de 21 a 26 deste mês.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.