segunda-feira, 23 de setembro de 2013

UM GRANDE PROBLEMA: Faltam médicos!


O problema é sério: Faltam médicos.

O assunto tem ganhado as mídias sociais e os grandes canais de comunicação na região. Faltam médicos no Hospital Dom Moura, mas também nos hospitais particulares, na UPAE, nos PSF´s, etc.

Cada vez mais os médicos não querem ingressar no serviço público, e por vários motivos. Dizem que o estado paga pouco (pelo que soube é em média de R$ 6 mil/mês) e as condições de trabalho são sempre estressantes pela quantidade de atendimentos. O HRDM está ultrapassando 10 mil atendimentos/mês, e vai numa crescente.

Faltam médicos também nos PSF´s, e muitos municípios acabam aceitando as condições impostas pelos profissionais, principalmente a de diminuir a carga horária, para que eles possam administrar outros vínculos. Além de leilão para ver qual município paga mais.

A verdade é que faltam médicos. Vejam que as últimas reclamações do Hospital Dom Moura são sempre em torno da falta de médicos. A própria direção da Unidade Hospitalar reconhece o problema. O estado fez um concurso recentemente e mais de 20 profissionais foram contratados, mas já foi insuficiente. Há a falta de médicos, e os médicos que faltam.

O próprio Governo Federal importou milhares de médicos, e ainda assim foi insuficiente. Para o Agreste Meridional não chegam a cinco cubanos.

O estado investiu na UPAE, mas não está conseguindo contratar médicos na região. Os que aceitam trabalhar no sistema público, já estão empregados, além da reclamação do salário pela carga horária semanal.

É "o" problema para a Secretaria de Saúde, conseguir mais médicos para o Hospital Dom Moura, e que sejam compromissados.

Enquanto isso, o Ministério da Educação cria obstáculos estranhos à abertura da FAMEG.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.