O IBOPE e o Estado de São Paulo acabam de divulgar nesta quinta, 24, nova pesquisa para Presidente da República, e o cenário é amplamente favorável à reeleição de Dilma Roussef.
Segundo o Blog do Jamildo, do portal NE10, Em três dos quatro cenários avaliados pelo instituto, Dilma tem entre 39% e 41% das intenções de voto, mais do que a soma das preferências pelos adversários. Em apenas um dos cenários, com Serra e Marina na disputa, a petista não supera a soma dos adversários.
No quadro visto hoje como mais provável para 2014 - Dilma contra Aécio e Eduardo Campos - , a presidente teria 41%, o governador de Minas Gerais, 14%, e o governador de Pernambuco, 10%.
Com Marina no lugar de Campos, ela teria mais que o dobro dos votos dele, chegando a 21%. Mas Dilma praticamente não perderia eleitores: oscilaria de 41% para 39%. O mesmo aconteceria com Aécio, que passaria de 14% para 13%.
Para saber mais: BLOG DO JORNALISTA JAMILDO MELO
.
AGORA COMIGO: O resultado da pesquisa contraria correligionários de Eduardo Campos, que imaginavam um salto muito superior, alguns até imaginando já estar à frente do senador mineiro, após a chegada da Rede.
Com a saída na disputa de Marina, ficaram poucos nomes com capacidade de levar a eleição para o segundo turno, mesmo com o crescimento de Eduardo Campos. Mesmo que a candidata seja Marina, o argumento é o mesmo, pois aí a saída seria do pernambucano.
Quanto a Aécio Neves, parece que sua campanha está minguando, e Eduardo precisa que ele tenha poder de fogo, para que ambos possam garantir um segundo turno.