GOVERNO DO ESTADO

sábado, 30 de novembro de 2013

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele é realizada no Hospital Regional Dom Moura‏



A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza neste sábado, 30/11, no Hospital Regional Dom Moura, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. A ação se inicia às 09h da manhã e segue até o final da tarde, com um trabalho voltado à conscientização sobre os cuidados com a pele. A coordenação da campanha em Garanhuns está sob a responsabilidade da dermatologista Dra. Ana Cristina Sartori.

Segundo o Dr. Luís Melo, diretor do HRDM, a campanha é uma parceria, e visa alertar às pessoas sobre os riscos que podem levar ao Câncer de Pele. "Nossas coordenações, servidores e pacientes participarão ativamente, e esperamos contar com o apoio da população, que deve buscar estes esclarecimentos. Trabalhar a prevenção evita ter que cuidar no futuro destas pessoas. Por isto a informação é mais importante que qualquer tratamento" - registra o gestor do hospital.

CÂNCER DE PELE NO BRASIL: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

Como a pele - maior órgão do corpo humano - é heterogênea, o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos, e o carcinoma epidermoide, representando 25% dos casos. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.