O Ministério Público, em sua atuação em Garanhuns, convocou uma Audiência Pública com diversas instituições públicas que de alguma forma trabalham com o controle, fiscalização e distribuição da água no município, principalmente a que se destina ao consumo humano. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da instituição em Garanhuns.
A V GERES - Gerência Regional de Saúde - esteve presente com a gestora regional, Dra. Ricarda Samara, e as coordenações da APEVISA (Vigilância Santinária Estadual), Laboratório de Análises Regional e a Vigilância em Saúde. Diversas outras instituições enviaram representantes como a CPRH, Compesa, Defesa Civil, e órgãos da administração municipal como a Vigilância Sanitária e secretarias como Saúde, que tem os Agentes Comunitários de Saúde, e Agricultura e Abastecimento. O CODEMA também esteve presente.
A reunião foi coordenada pelos Promotores de Justiça, Alexandre Bezerra e Mariana Cândido. Vários assuntos foram abordados, com principais inquietações sobre a água distribuída nos carros-pipa e a qualidade da água nas fontes do município. Ao final, algumas ações foram elencadas e novas reuniões para monitoramento foram agendadas.
"A V GERES tem uma atuação regional. Vamos intensificar as ações no sentido de melhorar a água consumida, principalmente através da distribuição das pastilhas que são colocadas nas cisternas e no aumento da quantidade de exames em nosso laboratório, buscando atender Garanhuns em sua necessidade apontada nesta reunião." - destaca a gestora regional, Dra. Ricarda Samara.