Fernando Ferro (PT), que está este sábado em Garanhuns, usou esta semana a tribuna da Câmara dos Deputados em Brasília para falar de investimentos do Governo Federal para Pernambuco, principalmente a duplicação da BR-423.
Inocêncio Oliveira era o presidente da Casa Legislativa quando foi concedida a palavra a Ferro.
"Senhores Parlamentares, temos uma luta histórica, no agreste e no sertão de Pernambuco, pela duplicação da BR-423. Felizmente, no começo do próximo ano, estaremos assinando a licitação do trecho São Caetano-Garanhuns. Essa é uma importante via de escoamento que interliga a cidade de Garanhuns à BR-232.
Essa BR, no trecho São Caetano-Garanhuns, é responsável por um intenso tráfego do Sul do País, o que faz com que aquela região precise dessa duplicação. Então, estamos muito contentes com isso. De fato, é mais uma ação do Governo Federal para qualificar a nossa malha rodoviária para acompanhar o progresso que acontece naquela região.
Em contato hoje com o Superintendente do DNIT, General Jorge Fraxe, tivemos uma notícia importantíssima — essa também é uma luta histórica nossa —o asfaltamento da BR-110, no trecho Ibimirim-Petrolândia, o chamado retão do Ibimirim. Esse trecho já foi alvo de diversas tentativas de Parlamentares, numa luta histórica, para que a BR-110 fosse asfaltada nesse trecho. Isso trará uma importante contribuição para o desenvolvimento daquela região do submédio do São Francisco e do Sertão Moxotó.
Portanto, só temos a comemorar. Quero mandar um abraço ao Vereador Eraldo, de Jatobá, para a Vereadora Fofa, de Ibimirim e para nossa companheira Erolândia, que sempre participaram e sempre nos provocaram para que lutássemos por essa conquista.
O PAC-3 estará incorporando o asfaltamento da BR-110. O Deputado Inocêncio Oliveira conhece bem essa história. Há muitos anos, a luta foi travada por interesses políticos, inclusive o asfaltamento do trecho Ibimirim-Petrolândia. Finalmente, ele sai, abrindo uma nova variante de ligação do Nordeste com o Sul do País, que antes, muitas vezes, tinha de passar por Petrolina. Agora, teremos esse acesso que economizará quase 200 quilômetros nesse percurso de interligação da região Nordeste com o Sul do País, principalmente com a região do agreste de Pernambuco.
Portanto, temos de comemorar essa importante decisão do Governo de incluir o asfaltamento desse trecho da BR-110 no PAC-3. A conexão dessa rodovia contribuirá muito para aquela região do submédio do São Francisco e do Sertão do Moxotó.
Muito obrigado, Sr. Presidente."
Fernando Ferro - Deputado Federal