Prod. Tiago Valença |
A última rodada do brasileirão foi de dor e melancolia. Já nos primeiros jogos deu pra sentir que o final de semana não iria bem.
O Corinthians, campeão de tudo, encerrou de forma triste sua participação no certame, perdendo para o rebaixadíssimo Náutico, em jogo na Arena Pernambuco. Um jogo com cara de choro! O Corinthians foi uma caricatura do que jogou no ano passado, quando conquistou o título mundial. O Náutico, no fundo do poço, comemorou ao menos o fato de não ter a pior campanha da história dos pontos corridos.
Pior fez o Fluminense, campeão brasileiro de 2013. Mesmo vencendo o Bahia, de virada na Nova Fonte Nova, não teve o que comemorar. Está rebaixado para a Série B em 2014. Choro de Fred e Cia.
Mas terá a companhia de outro grande carioca, o Vasco que levou uma tinta do Atlético Paranaense. Um vai pra Libertadores e o outro pra segunda divisão, juntando-se a Náutico e Ponte Preta, que já estavam antecipadamente rebaixados. A Ponte tem ainda a chance de ganhar a Sulamericana, na quarta-feira, mas precisará vencer o Lanús na Argentina. Se conseguir a proeza se classifica para a Libertadores em 2014. O Botafogo torce contra pra ficar com a vaga.
Mas a maior tristeza foi a dos torcedores pisoteados que estão no hospital. Orações aos três jovens que estão entre a vida e a morte. A batalha campal em Joinville entre torcedores de Atlético e Vasco será por muito tempo sentida no país, e a repercussão mundial deve triturar o esporte no país que vai sediar a próxima Copa do Mundo.
Pura melancolia.