sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Texto em homenagem a Ivo Amaral - Por Manoel Neto Teixeira


Caro amigo e jornalista Ronaldo César: 

deixei, de propósito, para lhe enviar este pequeno texto após as efusivas festividades aos 80 anos de Ivo Amaral. Sabia quão enorme seria a remessa de considerações a propósito dessa efeméride. Ivo Amaral é desses poucos exemplos de homem público que soube e continuará sabendo honrar o voto dos seus milhares de eleitores, seja como executivo, seja como parlamentar. Em ambos os desideratos ele desincumbiu-se com galhardia como legítimo porta-voz do povo de Garanhuns; daí os festejos e abraços fraternais de dezenas de amigos e admiradores antes, durante e até depois daquela data em que completou seus bem vividos e edificantes 80 anos de vida e de lutas gloriosas no seu eficiente desempenho de gestor público. 

Tive a alegria de ter sido seu vizinho, ali m na Av. Rotary, na casa de meus pais, bem pertinho da sua, décadas de 50/60, quando concluí o curso clássico no querido Diocesano (1965), transferindo-me a partir daí para o Recife, a fim de prosseguir meus estudos, agora em nível de graduação e pós-graduação, ao tempo em que iniciava-me no labor jornalístico no velho/novo Diário de Pernambuco, onde permaneci até 1987. Pois bem, Ivo Amaral ficou na terrinha, residindo na mesma avenida e casa, fazendo política com P maiúsculo, abraçando e convivendo com meus queridos pais e manos que permaneceram residindo na mesma casa, pertinho dele. 

Com mandato e sem mandato, Ivo Amaral foi sempre o mesmo, cordial, simples, atencioso para com todos. E continua até hoje, e muito mais, com a jovialidade dos seus 80 anos, celebrados de todas as formas, com banda de música, foguetório, missa celebrada pelo bispo Dom Fernando, da qual participei, na capela do nosso Diocesano, ouvindo-se ainda as falas do prof. Alberico Fernandes e do ex-aluno Tompson, atual presidente da Associação dos Ex-alunos do glorioso e gigante da Praça da Bandeira.

Foram momentos de grande expressividade, com muitos amigos e admiradores ao seu redor, para o abraço fraterno e sincero. Filiei-me com a mesma alegria e podendo recordar muita coisa, cenas importantes em que Ivo Amaral esteve envolvido e participativo, como aquela cerimônia inesquecível, numa manhã para mim memorável, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em 1981, quando do lançamento do meu primeiro livro - "Descaminhos da Universidade", sob a lúcida e sempre inteligente presidência de Ivo Amaral. Apenas este, para recordar com muita emoção e telurismo, quando ainda tinha ao meu lado os meus queridos pais, que a tudo assistiam e se entusiasmavam com as investidas intelectuais do filho que, não obstante haver desenvolvido toda a vida profissional na capital pernambucana, jamais esqueceu sua Garanhuns, palco da minha infância e juventude, certamente os melhores e insuperáveis anos da minha vida, tendo por palco essa terra maravilhosa, que me acompanha por onde esteja, até dormindo e sonhando, e sonhando muito, tendo como palco, na maioria dessas agradáveis sensações oníricas, minha querida e insubstituível Garanhuns.

Bem, só isto e tudo isto, para encerrar proclamando mais uma vez a alegria e privilégio de ser amigo e admirador de Ivo Amaral, com quem ainda convivemos, em manhãs agradáveis caminhando ao seu lado e de tantos outros amigos, na pista do Parque Euclides Dourado. 

Fraternal abraço. 

Manoel Neto Teixeira. - Escritor e Professor Universitário

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.