O TRE - Tribunal Regional Eleitoral - acaba de rejeitar por unanimidade os embargos sobre a decisão de anular a eleição de São João e convocar nova eleição. A coligação que elegeu Genaldi Zumba prefeito de São João entrou com embargo para tentar mudar o resultado do processo em que os desembargadores anularam a eleição no município, por irregularidades na prestação de contas. Na votação anterior foi 4 a 3, o que possibilitou os embargos.
Agora, com esta nova decisão, encerram-se no TRE as possibilidades de mudança da anulação do pleito, e o TRE pode ainda nesta noite convocar a nova eleição.
A coligação de Genaldi deve recorrer para o TSE, levando a discussão até a última instância. Caso não consiga nenhum recurso que anule ou postergue a execuçã, Genaldi pode ter que se afastar da prefeitura.
Na verdade, começa novo embate em Brasília. A questão é se o prefeito continua no cargo nos próximos dias. Caso consiga uma liminar até a discussão do mérito no TSE, Genaldi fica, podendo reverter a atual decisão na decisão monocrática de um ministro ou no pleno do TSE. Caso o Tribunal Superior Eleitoral entenda pela continuidade da decisão estadual, São João terá novas eleições.
Traremos mais informações.