sábado, 5 de abril de 2014

Comunidades Científica e Acadêmica se despedem de Marcelino Granja



O auditório do Espaço Ciência, no complexo de Salgadinho, lotou ontem à noite para a despedida de Marcelino Granja como secretário estadual de Ciência e Tecnologia. Funcionários da secretaria, representantes e dirigentes das instituições filiadas à Sectec, parlamentares, estudantes e professores de várias universidades homenagearam Granja, que formalizou seu afastamento do cargo ontem e será substituído José Bertotti, tendo como Secretário-Executivo, Pedro Falcão.

Marcelino, que permaneceu três anos e três meses à frente da pasta, afirmou que “gostaria que a homenagem fosse encarada como uma celebração das conquistas da secretaria nesse período”. Em uma breve avaliação de gestão, ele afirmou que a Sectec articulou esforços e vontades para que a inovação tecnologia e científica contribuísse no desenvolvimento de Pernambuco e para a redução das desigualdades sociais.

Entre os programas da secretaria mencionados por Marcelino como bem sucedidos estão o Conexão Cidadã, que leva telefonia móvel e acesso à internet, para vilas e povoados que jamais tiveram esses serviços; o Proupe que garante 12 mil bolsas estudos de educação superior para alunos das autarquias municipais de ensino; a ampliação e estruturação dos parques tecnológicos; e a interiorização da Universidade de Pernambuco (UPE)

Representantes e gestores das empresas, autarquias e órgãos integrantes do sistema de Ciência & Tecnologia do estado fizeram questão de expressar sua opinião sobre a gestão de Granja.

Para o diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, “o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação que hoje nós temos em Pernambuco não existiria sem a capacidade de articulação e diálogo de Marcelino Granja. O que antes era um grupo de instituições atuando isoladamente, hoje é um conjunto com comunicação permanente sob uma política de Estado”.

O reitor da UPE, Carlos Callado, recordou que logo na sua primeira audiência com Marcelino Granja, enumerou todos os itens e problemas que considerava prioritários para a Universidade. “Imediatamente ele compreendeu a importância de tudo aquilo e, além disso, passou a defendê-los, aperfeiçoando com suas próprias contribuições. Nas discussões com outros setores do governo estadual, mesmo quando recebia um ‘não, ele permanecia alinhado com suas próprias convicções de que a UPE é fundamental para a construção do futuro de Pernambuco”.

Callado encerrou seu depoimento garantindo que continuará ao lado de Marcelino em “seus futuros desafios”. Em seguida, Rejane Mansur, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Pernambuco, garantiu que Marcelino Granja, “é um homem que o dificil ele resolve logo e o impossível ele deixa para depois. A prova disso foi o papel que ele desempenhou para realizar em Recife a reunião anual da SBPC”.

Criar a Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC) e a reestruturação da TV Pernambuco foram outras das realizações de Marcelino Granja que foram celebradas ontem. Guido Bianchi, presidente da EPC, declarou que o secretário demonstrou completa afinação e entendimento de uma das discussões mais importantes da sociedade contemporânea, a democratização das comnunicações.

Em evento recente, Marcelino ao lados
dos diretores da UPE Garanhuns
Por fim, a deputada federal Luciana Santos definiu Marcelino Granja com uma frase: “Ele é o tipo de militante político que toma conhecimento de um problema complicadíssimo à noite e o resolve de manhã”.

EM GARANHUNS: Marcelino Granja é convidado da UPE Garanhuns para a aula inaugural do curso de pós-graduação, neste sábado pela manhã. O convite partiu da direção, com Prof. Clovis Gomes, e também de Pedro Falcão, que está deixando a Pró-Reitoria da Administração da UPE para assumir a Secretaria-Executiva da SECTEC, desta vez, tendo participação fundamental do próprio Marcelino Granja, a quem Pedro credita muitos avanços do ensino superior no interior do estado.


Marcelino Granja, o Reitor Carlos Calado e o ex-governador com estudantes
do curso de Medicina em Serra Talhada, na aula inaugural em 2013 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.