sábado, 5 de abril de 2014

Emoção e famílias marcam transmissão do cargo de Governador no Estado de Pernambuco‏

Eduardo Campos com Renata e filhos.







Fotos: Aluisio Moreira/SEI

O povo pernambucano, na tarde desta sexta-feira (04/04), se despediu do ex-governador Eduardo Campos e celebrou a chegada do recém-empossado chefe do Executivo estadual, João Lyra Neto. A cerimônia de transmissão de cargo, que foi aberta ao público, aconteceu na Sede do Governo de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, que fica no Recife. Em suas primeiras palavras como governador, João Lyra Neto, garantiu "a continuidade das ações já iniciadas na gestão de Eduardo" e reafirmou o "compromisso com o povo pernambucano".

"Vou continuar trabalhando com muito afinco, dedicação e compromisso para que nós possamos honrar aquilo que foi prometido em 2006, renovado em 2010 e está sendo concretizado com a gestão mais exitosa da história de Pernambuco. Eduardo Campos merece todo o nosso respeito, e vou concluir o mandato com o mesmo entusiasmo, coragem e, acima de tudo, com os mesmos compromissos com o povo pernambucano", disse o governador.

João Lyra Neto lembrou que sua história com o ex-governador começou ainda em 1959, com a formalização da Frente Popular do Recife, do ex-governador Miguel Arraes, e da Frente Popular de Caruaru, que tinha à frente o pai do governador, João Lyra Neto. Para o governador, aquele foi o momento que definiu a orientação da nova política pernambucana. "Eduardo foi mais do que um companheiro de trabalho. Nos últimos anos, nós construímos uma relação de amizade", afirmou.

Em seu último discurso oficial, bastante emocionado, o ex-governador Eduardo Campos pontuou os avanços sociais e econômicos na sua gestão. Eduardo também reafirmou a confiança no atual governador e classificou João como "um amigo". "Após muita dedicação, nós realizamos o que parecia impossível. Hoje, deixo o Governo de Pernambuco com a sensação de dever cumprido", declarou Eduardo, para uma plateia de quatro mil pessoas.

Ainda durante a solenidade, Eduardo disse que "Pernambuco está em um novo patamar e pronto para o futuro". "Nós construímos um Pernambuco com menos desigualdade social e com uma elevada autoestima. Hoje, temos um Estado competitivo e renovado, no ciclo social e econômico", considerou Eduardo, enfatizando que Pernambuco "avançou e vai continuar crescendo" com a atual gestão.

ALEPE - O relógio marcava 16h quando João Lyra Neto assinou o termo de posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em decorrência da renúncia do ex-governador Eduardo Campos. João Lyra Neto chegou à Alepe acompanhado da primeira dama Leila Queiroz, e foi recebido pelos deputados estaduais Waldemar Borges, Laura Gomes e Tony Gel. A cerimônia foi presidida pelo chefe da Casa, o deputado estadual Guilherme Uchôa.

Na Casa Joaquim Nabuco, nesta sexta-feira, na presença de familiares, políticos, imprensa e da população, o governador João Lyra Neto garantiu continuar afinado com as ações já iniciadas e destacou que também vai iniciar novos projetos, como a interiorização da Tecnologia e Inovação. "Assumo aqui o compromisso de realizar o desembarque do Porto Digital do Cais para a Mata, Agreste e Sertão. Com tecnologia e criatividade, vamos gerar os novos empregos deste século e dar oportunidade para os jovens", afirmou, em seu discurso.

Outra novidade da gestão de João Lyra Neto é a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com o objetivo de assegurar uma política pública para o setor. "Precisamos dar a esses empreendedores a oportunidade de formação, tecnologia, financiamento e, acima de tudo, amparo para àqueles que representam 90% das empresas brasileiras e 60% do emprego em todo o Brasil". O Projeto de Lei será encaminhado à Assembleia Legislativa na próxima semana.

A emoção e a gratidão também marcaram a solenidade de posse do governador, que prestou homenagem a seu pai, João Lyra Filho, eleito por duas vezes prefeito de Caruaru; a seu irmão, o ex-ministro Fernando Lyra; aos militantes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB); e para sua filha, a deputada estadual Raquel Lyra.

Após a solenidade, o novo chefe do Executivo passou em revista às tropas e seguiu de carro até a ponte Princesa Isabel. De lá, caminhou até o Palácio do Campo das Princesas, onde foi realizada a solenidade de transmissão de cargo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.