Porque será que quase nunca vemos notícias onde as motocicletas são apontadas como alternativa para os problemas de mobilidade urbana, inclusão social devido ao seu baixo custo aquisitivo ou mesmo sobre a sua representatividade para a economia do nosso país? É exatamente isso o que pretende a ASSOHONDA - Associação Brasileira de Distribuidores Honda - que acaba de iniciar um trabalho de assessoria de imprensa com a InformaMídia Comunicação.
A instituição, que tem 35 anos de história e representa as concessionárias de moto Honda do Brasil, as quais comercializam 82% das motocicletas emplacadas no País, deseja demonstrar que o segmento de comercialização de motocicletas tem muito a contribuir com a sociedade.
“A motocicleta é um produto incrível, com dezenas de aspectos positivos. Não podemos deixar que condutores maus treinados ou não habilitados e que a situação de ruas e estradas que apresentam péssimas condições ofusquem o que essa invenção tem de bom para as pessoas e para a sociedade. Temos que ter consciência de que esses pontos devem ser trabalhados para a melhoria do trânsito em geral.”, defende Clemente Sartório, presidente da ASSOHONDA.
Um dos fatos que mais chama a atenção quando o assunto é o universo das duas rodas é a versatilidade. Nos grandes centros, a motocicleta é a melhor opção para fugir dos congestionamentos. Ela ajuda, inclusive, os motoristas de carros, pois como são veículos menores, ocupam menos espaço nas ruas diminuindo o índice de congestionamento. Nas cidades menores, ela representa a oportunidade de muitos terem seu veículo próprio, devido ao seu baixo custo em relação a um automóvel.
É a principal ferramenta de duas profissões – motoboy e moto taxista – que empregam milhares de trabalhadores nas cidades em que a lei já permite e regulamenta essas práticas. Sendo assim, é a solução perfeita para a entrega de um documento ou para garantir que a pizza chegue quentinha em casa. No campo, mais especificamente nos pastos, vem substituindo as bicicletas e cavalos, para juntar os rebanhos.
É o sonho de consumo para aqueles que têm como hobby viajar pelas estradas sentindo o vento em seu rosto e para os muitos que sofrem com o aperto dos ônibus. Enfim, a motocicleta atende todas as classes sociais e os gostos.
Acidentes acontecem com motocicletas, automóveis, ônibus etc. E, é claro que quanto maior a frota, maior o índice. Como associação, um dos deveres da ASSOHONDA é divulgar as ações de melhoria e segurança no trânsito, realizadas pelas concessionárias para seus clientes e comunidade. Outro dever é incentivá-las a manter essa prática e, até mesmo, ajudá-las financeiramente no investimento de campanhas e treinamentos de pilotagem com segurança. Com essa intenção foi criada uma Comissão de Trabalho chamada de Harmonia no Trânsito, a qual trata de estudos, pesquisas e trabalhos que visam reforçar a importância da direção defensiva para um trânsito melhor.
“O DNA de uma associação é melhorar as condições de trabalho para seus associados e contribuir com o mercado em que está inserida. Esta é uma das missões da ASSOHONDA”, afirma Fernando Medeiros, diretor executivo, que reforça o papel social do produto: “A moto hoje é mais do que um item de consumo, passando a ser peça chave para a economia brasileira, gerando empregos por todo país e suprindo necessidades”.
O presidente da ASSOHONDA finaliza explicando: “O que pretendemos com o trabalho de assessoria de imprensa é dar luz a um lado totalmente esquecido da motocicleta”.
Por Fernando Medeiros, diretor executivo da ASSOHONDA.