segunda-feira, 2 de junho de 2014

Gersinho Filho solicita Centro de Atendimento Psicossocial Infantil para Garanhuns‏

O vereador Gersinho Filho (SDD), encaminhou requerendo que o Governo Municipal , junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, busque a implantação de um Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS-i) no município.

De acordo com o manual do Ministério da Saúde, o CAPS para Infância e Adolescência é um serviço de atenção diária destinada ao atendimento de crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente. Estão incluídos nesta categoria os portadores de autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados ou têm alguma dificuldade de estabelecer e manter laços sociais.

Gersinho Filho apresentou a solicitação tendo como base números da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam uma média de 20% das crianças e adolescentes sofrem de algum transtorno mental, sendo o suicídio a terceira causa de morte entre os adolescentes. Outras manifestações inerentes à adolescência são as condutas antissociais, delinquência e uso de drogas que podem estar associados às manifestações de agressividade e distúrbio do comportamento na infância, destacou o vereador.

O parlamentar ressalta que a saúde mental infantil afeta todas as áreas do desenvolvimento e impacta a saúde física e mental da família e no rendimento escolar, com suas óbvias consequências na vida adulta. “São difíceis de mensurar os impactos causados pela angústia familiar, situações de conflito e desempenho social inadequado na infância, mas estudos retrospectivos sinalizam estes eventos como marcadores precoces de transtornos mentais no adulto”, finalizou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.