domingo, 8 de junho de 2014

Vídeo sobre derrubada de árvore em Garanhuns repercute na internet


Um vídeo postado no facebook está reacendendo a polêmica ambiental em Garanhuns. Integrantes do Movimento #VemPraRua estão denunciando a derrubada de uma árvore no centro da cidade para possibilitar a passagem de um trio elétrico.

A postagem já tem mais de 200 compartilhamentos e consequentemente milhares de visualizações. Outras postagens, como a do Blogueiro Carlos Eugênio, já vão outros tatos compartilhamentos.

Em um ano e meio de governo, vários casos já polemizaram na cidade, como aconteceu na derrubada de todos os eucalitptos do casarão dos Lundgren, um quarteirão inteiro na Avenida Rui Barbosa, hoje pertencente a Ferreira Costa. Falou-se que aquela centena de árvores estavam doentes e podiam cair.

Em outra situação, muitas árvores foram podadas e derrubadas, quando se alegou a incidência da Erva de Passarinho. Árvores da Boa Vista e de Heliópolis, como Frei Caneca e Oliveira Lima, passaram pela motoserra.

Teve a derrubada de dezenas de eucaliptos do Parque Euclides Dourado, que gerou grande comoção. A Secretaria de Agricultura afirmou na época que muitos estavam mortos ou com cupins, ocos. Depois de cortados, muitas pessoas rebateram as declarações. Algumas árvores estão "renascendo".

Chegou-se também a criticar a troca de plantas por grama nas praças, mas não foi adiante devido ao bom resultado das reformas, que acabou melhorando o visual das praças, gerando mais segurança e beleza para usufruto da população.

Mas de fato, percebe-se nas ruas que Garanhuns perdeu muito de sua arborização, e esta nova polêmica pode servir para reanalisarmos nosso paisagismo, pois muitas ruas estão "peladas". Lembrando: Estamos na Semana do Meio Ambiente.

Para conferir o vídeo, acesse crime ambiental em Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.