quarta-feira, 24 de setembro de 2014

DILMA, MARINA e AÉCIO: Números consolidados relembram as eleições de 2010.


Caso não aconteça nenhum fato novo até a eleição, creio que chegaremos lá com os números próximos dos que as pesquisas têm mostrado no cenário nacional. Dilma na faixa de 40%. Marina com 30% e Aécio, em terceiro, com 20%.

Estes números estão praticamente consolidados. Aécio, mesmo quando tinha Eduardo na terceira colocação, não saía deste patamar. Portanto, Marina não tomou votos dele, até tomou inicialmente, mas devolveu, na gordurinha que perdeu agora, ainda não colocando em risco sua ida ao segundo turno.

Marina teve 19,33% dos votos em 2010. Somados à média de 10% que Eduardo tinha quando morreu, dá os 30% que ela tem agora. São seus eleitores somados aos do PSB. Ela não estava conseguindo passar votos para Eduardo, mas o ex-governador, com sua morte, passou praticamente todos. O PSB entrou de cabeça na Onda Marina.

Voltando a 2010. Era quase a mesma coisa. Dilma na frente no primeiro turno. Serra teve 33%. Marina ficou em terceiro e não apoiou ninguém no segundo turno. Hoje, sabendo o quanto é importante a união da oposição caso queira vencer os governistas, já sinalizou uma aproximação, elogiando o governador paulista, Geraldo Alckmin e dizendo que gostaria de contar com Serra em seu ministério.

Dilma direcionou seus ataques a Marina, deixando Aécio mais livre. Isto ajuda a não melindrar os eleitores do Tucano, que serão os fiéis da balança no segundo turno. Creio que este crescimento de Aécio, que voltou ao patamar de 20%, se deu ao "esquecimento" de Dilma em seus programas. O mineiro ganhou uns dias de ar puro.

Volto daqui a pouco a este assunto, perguntando: No segundo turno, para onde migrariam os votos de Aécio? 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.